Afinal, a HBO queria mais episódios de “Game of Thrones” mas showrunners não quiseram
“Game of Thrones” termina no próximo Domingo.
Os últimos episódios de “Game of Thrones” têm dividido opiniões, mais do que é habitual, uma vez que, e a juntar às conversas normais sobre o possível final da série, há quem se queixe também do ritmo demasiado rápido a que a narrativa se desenrola e por esta última temporada ser mais superficial.
Para além disso, a produção de “Game of Thrones” vinha a ficar cada vez mais cara, e a HBO até podia ser o principal motivo para o número reduzido de episódios nesta última temporada, no entanto, se recuarmos a Abril deste ano há uma conversa dos showrunners D. B. Weiss e David Benioff à revista Entertainment Weekly onde percebemos que foi exactamente o contrário, a HBO tinha interesse em fazer mais episódios: “A HBO ficaria feliz se a série continuasse, que tivesse mais episódios para a temporada final“, disse Benioff que ainda acrescentou que “Sempre acreditámos que teria cerca de 73 episódios, a duração será mais ou menos essa. Por muito que quisessem mais, perceberam que esta era a forma de como a história terminava.“, afirmou o showrunner.
Já em entrevista à Rolling Stone, o mentor do projecto literário e que também ajuda na adaptação da obra para a TV, George RR Martin, tem uma opinião muito parecida com a dos fãs e revelou ainda que não está muito feliz por não haver mais temporadas.
“Claro que tenho uma reacção emocional. Quer dizer, será que preferia que eles [David Benioff e D.B. Weiss] tivessem feito exactamente como eu fiz? Claro. Também pode ser traumatizante, porque às vezes a visão criativa deles e a nossa própria visão criativa não combinam, e fica-se com a famosa diferença criativa — que leva a muitos conflitos.” O autor norte-americano foi ainda mais longe dizendo que “Eles têm de pesar coisas muito mais estranhas, como o estúdio ou o canal. Eles têm de considerar uma coisa em particular, que nada tem a ver com a história, mas que se relaciona com ‘bem, esta personagem tem um Q Rating [que mede a familiaridade do público com a personagem] muito alto, então vamos dar-lhe mais coisas para fazer’. A série tem sido… não completamente fiel. Caso contrário, teria de durar mais cinco temporadas.”, afirmou George RR Martin.
Apesar de manifestar a sua insatisfação o autor, que faz este ano 71 anos, disse não estar chateado e demonstrou compreensão pelas escolhas de David Benioff, D.B. Weiss: “Sabes, é complexo. Estou um pouco triste, na verdade. Gostava que eles fizessem mais algumas temporadas. Mas percebo. Dave e Dan vão fazer outras coisas e tenho a certeza de que alguns actores assinaram um contrato de oito anos e que gostavam de ir desempenhar outras personagens. Tudo isto é justo. Não estou chateado, nem nada do género, mas há um pouco de melancolia em mim.”, disse Martin na entrevista à Rolling Stone.
Quase oito anos depois de ter começado, “Game of Thrones” chega ao fim no próximo Domingo.