Agora todos os estudantes podem usar o MUBI de forma gratuita. Uma das maiores plataformas de streaming do mundo
Inicialmente chamado The Auteurs, o MUBI foi fundado em 2007 por Efe Cakarel como uma rede social para cinéfilos. Em 2015, e segundo o Tech.eu, 7 milhões de pessoas usavam esta plataforma para ver filmes.
O MUBI é descrito como uma cinemateca digital e é uma plataforma de streaming à semelhança da Netflix ou da Filmin. O serviço pode ser subscrito por €9,99 por mês ou €95,88 por ano e tem uma biblioteca de 150 000 filmes (entre longas e curtas-metragens). As obras podem ser vistas em vários sítios: computador, telemóvel, tablet ou televisão.
Esta plataforma não se resume só e apenas a descobrir novos filmes ou obras-primas clássicas. Também tem por objectivo “discutir e partilhar essas mesmas descobertas”, ou ainda ser “um lugar onde nos podemos reunir e conversar sobre finais alternativos, versões dos realizadores e o significado daqueles sapos no filme “Magnólia”.”, pode ler-se no site do MUBI.
Se em 2018 quem fosse estudante ou professor na área de cinema tinha acesso gratuito ao catálogo do MUBI para usar durante o curso, agora, em 2019, essa lógica foi alargada a todos e a todas as áreas. Ou seja, quem for estudante ou professor (seja de que curso for) tem acesso ao MUBI sem ter de pagar subscrição. Para isso acontecer, e se fores estudante, só tens de te registar por aqui, e se fores professor por aqui.