Ana Lua Caiano, Maria Reis e MAQUINA. são alguns dos primeiros vencedores dos FuturAwards

por Comunidade Cultura e Arte,    1 Abril, 2025
Ana Lua Caiano, Maria Reis e MAQUINA. são alguns dos primeiros vencedores dos FuturAwards
Fotografia de Vera Marmelo
PUB

Teve lugar, ontem, em Lisboa, na Culturgest, a primeira edição dos FUTURAWARDS, prémios que celebram a excelência na música e nas artes em Portugal.

Uma iniciativa da Futura – Rádio de Autor, os FUTURAWARDS – Prémios de Excelência Música & Artes distinguiram e premiaram 15 categorias relativas ao ano de 2024, nas áreas da música (banda, artista solo, disco nacional, canção nacional, actuação ao vivo, revelação, clubbing e teledisco) artes visuais, moda, gastronomia, artes performativas, literatura e cinema, havendo ainda lugar para homenagear um ícone nacional.

Fotografia de Vera Marmelo

Todos os prémios foram selecionados por um júri nas diversas categorias, havendo ainda dois que foram escolhidos através de votação do público: Melhor Artista Solo e Melhor Banda.

Na música, foram entregues os seguintes prémios:

Ana Lua Caiano – Melhor Artista Solo
Cara de Espelho – Melhor Banda
Suspiro, de Maria Reis – Melhor Disco Nacional
Out of Time, de Best Youth – Melhor Canção Nacional
Girls 96 – Revelação
MAQUINA. – Melhor Actuação ao Vivo
, de Bordeira – Teledisco
Lounge – Clubbing

Fotografia de Vera Marmelo

Nas restantes áreas, os prémios são os seguintes:

A Flor do Buriti, de João Salaviza e Renée Nader Messora – Prémio Cinema – Filmin
Na Medida do Impossível, de Tiago Rodrigues – Artes Performativas
As Melhoras da Morte, de Rui Cardoso Martins – Literatura
Prado – Gastronomia – Prémio Melhor Restaurante – Esporão
Behén – Moda
Casa Vale Ferreira, de João Pedro Vale & Nuno Alexandre Ferreira – Prémio Julião Sarmento – Melhor Exposição

Por último, Rui Reininho recebeu o Prémio Ícone Futura, uma homenagem ao percurso e toda a contribuição preciosa para a cultura nacional. Como referiu Inês Meneses, na entrega do prémio, “um homem temporariamente só na sua genialidade… embora tenha concluído, ao pesar e pensar nestas palavras, que os génios são todos mais parecidos uns com os outros do que pensam, e é por isso que este homem tem nele o Alexandre O´Neill, o Serge Gainsbourg, o Rimbaud, o Oscar Wilde, um bocadinho de Luiz Pacheco ou de Cesariny, o Bryan Ferry ou até o Bowie. Já o vi no trono beijado pela alegada aristocracia ou a chutar à bola com os gunas da Ribeira que lhe chamam nino. Reinino, Reininho. Um rei que nunca nunca vai nu”. 

Fotografia de Vera Marmelo

Foi assim este ponto de encontro entre diversas vozes do panorama cultural nacional, que pretende valorizar a criatividade e o impacto de artistas e projetos que desafiam convenções e moldam o futuro da cultura portuguesa, propondo-se a dar voz à diversidade artística e a criar pontes entre diferentes expressões culturais. Os FUTURAWARDS contaram com os apoios: Culturgest, Esporão, Filmin, Super Bock, Som de Lisboa, Casper Films e Locke de Santa Joana.

O troféu
Idealizado por Pedro Ramos e desenhado por Isaac Gens, o troféu representa Futura, a deusa da resistência nas artes, adapta a clássica figura de Vénus de Milo, mas dos seus braços amputados erguem-se sem medo dois emojis de músculos, usando a linguagem digital contemporânea como sinal de força e determinação perante as dificuldades. Futura resiste, reage e luta pelos seus sonhos, através da arte.

Futura – Rádio de Autor
A Futura foi fundada e iniciou emissão online em novembro de 2021, acessível através do browser ou App, que está instalada em cerca de 8 mil dispositivos iPhone e Android, sendo a quarta App de rádio mais descarregada, contando com cerca de 82.000 ouvintes mensais, numa média de 3 mil ouvintes por dia, ouvida em Portugal (84%) e noutros países (16%)

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.