“As Coisas Em Volta: A Misteriosa Vida dos Objetos”. RTP2 estreia série documental dedicada aos objetos
Estreia na RTP2 da série documental dedicada aos objetos.
As Coisas em Volta: A misteriosa vida dos objetos, a série documental dedicada ao universo dos objetos que nos rodeiam, estreia no próximo dia 12 de janeiro, às 23h00 e será exibida semanalmente. A partir de uma ideia da diretora do canal, Teresa Paixão e produzido por Maria João Mayer a série de 12 episódios, 30 minutos cada, explora o universo dos objetos do quotidiano essenciais e transversais à nossa existência.
Cada episódio apresenta um objeto do ponto de vista da sua criação, evolução e impacto na vida contemporânea. São objetos ligados à vida, à morte, ao cumprimento de funções fisiológicas e básicas do nosso quotidiano, mas que nem sempre tiveram a mesma forma ou foram utilizados da mesma maneira. A cama, o espelho, a faca, o preservativo, o candeeiro de rua, o caixão, o comprimido, a máscara, o sapato, a chave, o teclado e a retrete fazem parte da lista de objetos retratados.
A partir de um minucioso trabalho de pesquisa, os realizadores Joana Cunha Ferreira e André Godinho, que dividem entre si os 12 episódios, optam por não seguir propriamente uma evolução histórica dos objetos, mas antes compreender o seu lugar nos dias de hoje e como o podemos perspetivar no futuro. Apesar da autoria de cada episódio ser distinta, há um diálogo constante que é feito entre os dois realizadores e a restante equipa de conteúdos e de produção para garantir uma linguagem comum ao longo do projeto.
Desde sempre que os objetos cumprem funções utilitárias, simbólicas, ritualísticas e afetivas. Surgem para suprir necessidades básicas como manterem-nos quentes ou conservar e cozinhar alimentos, mas progressivamente alargam a sua esfera da sobrevivência para a sofisticação, do necessário para o acessório. Fazem parte do nosso dia-a-dia, mas permanecem relativamente desconhecidos quanto à sua origem e evolução. E é isso mesmo que a série documental televisiva, que será exibida ao longo de doze semanas, procura oferecer ao telespectador em cada episódio: pistas sobre quem somos e porque vivemos como vivemos através de uma viagem ao mundo dos objetos que nos rodeiam.