Betclic lança série sobre a realidade urbana e a procura da liberdade na cidade
“Ser urbano é ter a mente aberta. Ser urbano é ser livre”. As frases que se escutam na abertura de “Urban Being”, série de quatro episódios que estreará no próximo domingo no canal YouTube da Betclic, definem o que espera pelos espectadores: um conjunto de pequenos filmes sobre a liberdade que é retratada a partir de quatro ângulos diferentes; Skate, Break Dance, Parkour e Bikes, respetivamente.
“Urban Being” surge no âmbito do projeto Betclic NXT, um movimento de cocriação de conteúdos que pretende sedimentar o apoio da Betclic às mais abertas e criativas mentes do nosso país, proporcionando as condições para que possam realizar as suas visões.
Com a própria cidade como personagem-chave, esta série documental procura os seres que nela evoluem, que dela usufruem e que com ela criam relações especiais e altamente personalizadas. A cidade é um conjunto de artérias, de edifícios, de pessoas e de formas de pensar, estar e viver muito diferenciadas. E há diferentes desportos que se tornam verdadeiras culturas, formas de funcionar e operar nesse espaço em transformação constante do mesmo.
Com estética cuidada e moderna, a série “Urban Being” foi ao encontro de expoentes dos universos do Skate, do Break Dance, do Parkour e das Bikes para lhes dar a voz que raramente se ouve escutar fora decírculos específicos: o que pensam sobre a cidade e sobre si próprios? Como vivem a cidade? Como identificam na paisagem urbana os spots em que a sua forma particular de viver, de superar obstáculos, pode ser expressa da melhor maneira?
Estas e outras questões são respondidas neste primeiro episódio de “Urban Being” dedicado ao Skate por André Braz e Pedro Patrocínio, a dupla responsável por transformar num filme de 10 minutos incontáveis horas de filmagens, madrugadas inteiras de expedições ao coração da cidade André Braz e Pedro Patrocínio assinam aqui um retrato do ser urbano que evolui sobre a cidade em cima de uma tábua equipada com quatro rodas.
Francisco “França” Lopez, veterano pioneiro do skate em Portugal, arquiteto e desenhador de skate parks, e dois dos mais incríveis e talentosos jovens skaters do nosso país, Gustavo Ribeiro e Jorge Simões, são, a par da cidade, as personagens principais de um filme que é na verdade um verdadeiro hino à criatividade, à invenção e à liberdade. E neste primeiro episódio da série, não são apenas as suas impressionantes manobras que ganham relevo, mas também as suas vozes, os seus pensamentos, ideias e anseios.
O episódio Skate estreia este domingo, no canal Youtube da Betclic Portugal. Os episódios seguintes serão dedicados ao Break Dance (3 de Outubro), Parkour (14 de Novembro) e Bikes (5 de Dezembro).