Bolsa de Investigação “Professor Carlos Neto” é atribuída ao projeto ‘Gym4PETIZ’
A bolsa tem o valor de 10 mil euros anuais e prolonga-se até 2030, homenageando o professor Carlos Neto (recorda a entrevista).
O projeto “Gym4PETIZ – Physical Exercise for Toddlers and Infants in Family”, liderado por Maria João Lagoa, da Universidade da Maia – CIDESD, foi o vencedor da “Bolsa de Investigação Professor Carlos Neto“.
“Este projeto visa combater a inatividade física e o analfabetismo motor em crianças com menos de cinco anos, promovendo comportamentos saudáveis e melhorando a competência motora com a participação ativa dos pais. A intervenção será desenvolvida em escolas e comunidades, envolvendo cerca de 350 crianças e suas famílias.“, pode ler-se no site da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
A Federação Portuguesa de Futebol lançou esta bolsa com o objetivo de apoiar projetos de investigação relacionados com o desenvolvimento, aprendizagem e controlo motor de crianças e jovens, anunciou a entidade em Outubro de 2024. “A FPF reconhece assim a importância das contribuições de Carlos Neto para a valorização do brincar como uma componente essencial para o desenvolvimento saudável e integral das crianças”, podia ler-se num comunicado da FPF.