‘Call Me By Your Name’, a redundância da caracterização de um amor universal
Algures no Norte de Itália, num Verão da década de 80. É assim que se apresenta o filme de Luca Guadagnino, e é assim que se vão pintando, de forma onírica, os acontecimentos desse Verão na tela. Call me By Your Name, adaptado do romance (em ambos os sentidos) de André Aciman, tem sido apropriado pelo seu realizador enquanto história autobiográfica do próprio, que não o é materialmente, mas cuja ideia por trás dessa afirmação se consegue cogitar. Uma das maiores virtudes de Call Me By Your name é o paralelismo que pretende fazer, ainda que a nível simbólico, com a realidade de um primeiro romance na vida de cada sujeito. Esse é o seu grande trunfo, ainda que o seja de uma forma idealizada que nem sempre consegue passar na tela. Merecem elogios as interpretações do jovem Timothée Chamalet e do não tão jovem Armie Hammer, representando o tal primeiro amor idealizado, sempre balançado por esse onirismo de um Verão de quente memória. Já lá iremos.
O romance homossexual destes dois homens demonstra, com poucos adornos além da própria atmosfera no qual se move, o amor enquanto universalidade independente de género (ou idade). Elio protagoniza uma viagem de autodescoberta de identidade sexual aos seus 17 anos, enquanto ao mesmo tempo namorisca uma rapariga da vila. A admiração que o jovem Elio tem pelo bem parecido Oliver tem, num primeiro momento, cariz voyeurista, observando-o enquanto se torna centro das atenções em festas e pequenos convívios, querendo ele próprio fazer parte disso. É bem caracterizado o ciúme e ao mesmo tempo a admiração por alguém diferente e recém-chegado ao meio, como é típico da adolescência. Quem não se lembra do aluno novo recém-chegado à turma que jogava bem à bola e todos queriam conhecer? A transformação dessa admiração por amor, que Call Me By Your Name testemunha, num curto espaço de tempo de cerca de dois meses, é algo difícil de transpor para a tela, sendo inevitável questionar, a não ser por motivos idílicos e ideológicos que nos abstemos de abordar, a súbita entrega de Elio a esse amor, tão diferente daquele com o qual a personagem se identificava até então e que é demonstrada no ecrã através desses namoriscos e ciúmes em relação a outras raparigas. Aceita-se a universalidade do amor representado, mas a contraditoriedade da sua descrição existe, até pela inexperiência unilateral que apenas existe na pessoa de Elio.
O brilhante monólogo protagonizado pelo pai de Elio, perto do final, é um pau de dois bicos: por um lado aprova com toda a naturalidade e suporte a experiência do filho, fazendo um paralelismo com a sua própria vida e, por consequência, a vida do espectador (explorando a filosofia do amor enquanto sentimento universal); por outro acaba ele próprio por distinguir e caracterizar a experiência homossexual de Elio, como se diferente das outras, das heterossexuais, ao fazer essa mesma aprovação e confiança. É como se Luca Guadagnino não tivesse resistido a elogiar e identificar perante o espectador a filosofia do seu próprio filme, em vez de a deixar simplesmente existir e abrindo-a à livre interpretação. O amor existe e é testemunhado em tela pelo espectador, e procurar explaná-lo e concretizá-lo por palavras de forma auto-consciente é não só contraditório como contraproducente perante a mensagem que Call Me By Your Name pretende transmitir. Fazer este exercício de concretização é simultaneamente vaidade e vã necessidade de afirmação.
Acaba por ser algo paradoxal que o ponto mais forte de Call Me By Your Name não seja, no fim de contas, a sua filosofia e a química entre os seus dois protagonistas, que sofre de uma fragilidade auto-infligida, mas antes a sua componente mais técnica, com uma realização brilhante, aliada a uma igualmente adjectivável banda sonora, que transporta de forma contemplativa o espectador para o imediatismo dos longos Verões da juventude, num paralelismo muito interessante que será comum no Sul da Europa, em Itália, como em Portugal. É esse sentimento de memória calorosa, de amores, encontros e desencontros de Verão, danças e jogos de vólei ao sol, que melhor move Call Me By Your Name, e que o eleva para além da linguagem do cinema queer dramático tradicional. Guadagnino perde aqui uma bela oportunidade de levar a sua mensagem a um público mais amplo, perdendo-se o seu ponto fulcral com a caracterização de um amor que precisamente não precisa ser caracterizado, culminando na redundância da sua mensagem ser apenas recebida por aqueles que, à partida, já a iriam aceitar.