Capitão Fausto, Slow J, Profjam, Murta ou Lena D’Água estão nomeados para os Prémios Play
Os prémios da música portuguesa estão de regersso para a segunda edição. Depois da estreia no ano passado, em que Dino D’Santiago se sagrou o grande vencedor, os Prémios Play estão de regresso e anunciam os nomeados para a edição de 2020. A banda Capitão Fausto e Slow J são os artistas mais nomeados, com três distinções cada.
Em conferência de imprensa, que teve lugar esta quinta-feira no Coliseu dos Recreios, em Lisboa (espaço que volta a acolher a cerimónia de entrega dos prémios), a organização do festival revelou o alinhamento de mais de 30 nomeados, divididos em 12 categorias — tantas quanto no ano passado.
Nesta edição, surgem novas categorias e desaparecem outras. Em 2020, a premiação divide os nomeados a melhor artista entre Melhor Artista Masculino e Melhor Artista Feminina, além de criar categorias para Melhor Álbum Jazz e Melhor Álbum Clássica/Erudita. Foram retiradas, no entanto, as categorias internacionais — Melhor Artista Internacional e Melhor Canção Internacional.
Conhece os nomeados aos Play – Prémios da Música Portuguesa:
Melhor Álbum
Capitão Fausto – A Invenção do Dia Claro
Slow J – You Are Forgiven
Camané e Mário Laginha – Aqui está-se sossegado
Profjam – #FFFFFF
Canção do Ano
Capitão Fausto – Amor, a nossa vida
Slow J – Também Sonham
Wet Bed Gang – Bairro
Nenny – Bússola
Artista Revelação
Bárbara Tinoco
Murta
Tiago Nacarato
Nenny
Melhor Artista Masculino
Slow J
Diogo Piçarra
Fernando Daniel
Salvador Sobral
Melhor Artista Feminina
ldina Duarte
Ana Bacalhau
Blaya
Lena D’Água
Melhor Grupo
Capitão Fausto
Expensive Soul
Mão Morta
The Gift
Melhor Álbum Fado
Aldina Duarte – Roubados
Ricardo Ribeiro – Respeitosa Mente
Pedro Moutinho – Um Fado ao Contrário
Camané e Mário Laginha – Aqui está-se sossegado
Prémio Lusofonia
Giulia Be – Menina Solta
Tainá – Sonhos
Silva & Ludmilla – Um Pôr do Sol na Praia
Anitta & Kevinho – Terremoto
Por anunciar nesta apresentação ficaram os nomeados nas categorias de Melhor Álbum Música Clássica/Erudita e Melhor Álbum Jazz.
Os vencedores dos Play serão selecionados por júris compostos por artistas e figuras relacionadas ao meio musical português. A exceção é o prémio para Melhor Canção, que será atribuido pelo público através de votação.
Já os prémios de carreira e da crítica, que também foram entregues no ano passado, não terão nomeados e serão inteiramente escolhidos por elementos da Audiogest, da cooperativa GDA – Gestão de Direitos dos Artistas e Associação PassMúsica, e por críticos musicais.
Os Play – Prémios da Música Portuguesa, uma iniciativa da associação PassMúsica em parceria com a RTP e a Vodafone, serão entregues a 25 de março no Coliseu dos Recreios, em Lisboa. A cerimónia, com transmissão em direto no primeiro canal, será novamente conduzida por Filomena Cautela e Inês Lopes Gonçalves.
Este artigo foi escrito por Tiago Serra Cunha e foi originalmente publicado em Espalha Factos.