Casa do Cinema de Coimbra exibe o filme “Morada”, de Eva Ângelo, no dia do cinematógrafo

por Comunidade Cultura e Arte,    26 Dezembro, 2022
Casa do Cinema de Coimbra exibe o filme “Morada”, de Eva Ângelo, no dia do cinematógrafo
“Morada”, de Eva Ângelo

A 28 de dezembro de 1895 os irmãos Lumiére realizaram a apresentação do seu invento “o cinematógrafo” e assim, promoveram a primeira exibição pública de cinema. Nessa sessão 33 privilegiados assistiram pela “Chegada de um comboio”,  L’Arrivée d’un Train à La Ciotat. 

Esta projeção marcou a chegada de um novo tempo e de novas formas de usufruto cultural que hoje nos são intrínsecas. Associando-se às celebrações desta efeméride pelo Cineclube de Faro, a  Casa do Cinema de Coimbra exibirá em ante-estreia no próximo dia 28 de Dezembro às 21h30, o filme “Morada”, de Eva Ângelo.

“Morada”, de Eva Ângelo

O filme acompanha “Espectadoras de cinema, de si próprias e de uma cidade cujo retrato se faz da memória e do presente. Porto de uma “história do cinema”, de um lugar, de um país mas também de um mundo em mudança.”

Os sócios das entidades organizadoras, Caminhos do Cinema Português, Centro de Estudos Cinematográficos da AAC, Fila K Cineclube e Cineclube de Faro, têm acesso a esta sessão por 2€.

Simultaneamente em Faro, no Salão Nobre do Club Farense, o Dia do Cinematógrafo é celebrado com o espectáculo de Lanternas Mágicas de Abi Feijó.

https://vimeo.com/706247622?embedded=true&source=video_title&owner=4282339

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados