Catarina Carvalho: “Para que serve o jornalismo se não for para ser partilhado, lido, para fazer parte da vida das pessoas?”
Jornalismo local: Mensagem de Lisboa no #twitterchatpt.
No passado dia 7 de julho o #twitterchatpt convidou a Mensagem de Lisboa para dois dedos de conversa e meia dúzia de tweets sobre jornalismo local.
A Mensagem de Lisboa é “um jornal local digital comunitário.” O seu trabalho está pensado para a comunidade de lisboetas que ama a cidade que gostaria de a melhorar. O jornal cobre a cidade de Lisboa e também a área metropolitana. “Contamos histórias de lisboetas que fazem coisas, movimentos cívicos, história, comunidades.”, contou-nos a Catarina Carvalho durante a edição 70 do #twitterchatpt.
O projecto Mensagem de Lisboa foca-se em partilhar visões que tragam soluções para a cidade e também em dar visibilidade para histórias menos conhecidas que habitam a cidade.
De que forma é que a comunidade que vive e/ou trabalha em Lisboa participa ou contribui para os conteúdos da Mensagem? Catarina explica: “(…)a Mensagem É a comunidade. É com ela que trabalhamos e para ela cá estamos. Recebemos sugestões e publicamos textos. Também temos muitos encontros com os leitores e de vizinhos onde passam sugestões e preocupações.”
A Mensagem de Lisboa não abdica do rigor e da qualidade do seu jornalismo. Pelo meio constroem-se amizades e não somente conteúdos.
Prova disso é o facto da Mensagem de Lisboa ser um jornal digital onde se escreve e onde se lê em crioulo.
Recentemente foi distinguida com o prémio de jornalismo europeu de Diversidade e Inclusão:
“O projeto foi apadrinhado pelo músico Dino D’Santiago e a sua organização Lisboa Criola e realizado por Karyna Gomes, jornalista nascida na Guiné e com origens familiares em Cabo Verde – que escolhe uma das duas línguas de acordo com o tema.”
Quisemos saber o que distingue o jornalismo local de outros tipos de jornalismo:
A comunidade que participou no #twitterchatpt partilhou o seu carinho pelo jornalismo local, justificando com a questão da proximidade e pela informação que o local nos dá e que não aparece nos grandes meios de comunicação social.
Durante o #twitterchatpt, a jornalista Catarina Carvalho sublinhou várias vezes o sentido de comunidade vivido neste projecto: “Para que serve o jornalismo se não for para ser partilhado, lido, para fazer parte da vida das pessoas? Isso já não existe. O caminho é sempre de dois sentidos, na Mensagem!”
O #twitterchatpt está de volta no dia 21 de Julho, na companhia da Azul Pop. Podes juntar-te à conversa e para tal basta seguir a hashtag #twitterchatpt.
Além da Comunidade Cultura e Arte e do seu apoio à divulgação, esta iniciativa tem o apoio da ActiveMedia e da Swonkie.