“Causa Própria” é uma das grandes apostas de ficção da RTP para 2022 e esteia em Janeiro
Nuno Lopes, Margarida Vila-Nova, Ivo Canelas, Maria Rueff e Catarina Wallenstein são alguns dos actores que compõem o elenco desta série.
Quando um estudante aparece assassinado num jardim local, uma juíza de uma pequena cidade enfrenta um difícil dilema. Agora, tudo o que fizer pode colocar a sua família em perigo. “Causa Própria” conta com Margarida Vila-Nova e Nuno Lopes nos papéis principais e tem estreia marcada a 5 de janeiro na RTP1 e RTP Play.
“Causa Própria” traz-nos mais um retrato de um Portugal recente, numa série de sete episódios produzida pela Arquipélago Filmes para a RTP. Dos bastidores dos tribunais para o ecrã de televisão. “Causa Própria” é uma narrativa original, situada numa cidade fictícia portuguesa, da equipa responsável da série Sul, Edgar Medina e de Rui Cardoso Martins.
Ana (Margarida Vila-Nova) é juíza numa pequena cidade, onde julga os mais diversos casos — dos mais dramáticos a divertidos. Um dia, um jovem aparece morto no jardim central e um grupo de estudantes é apontado como possível culpado. O processo complica-se quando, inesperadamente, a família de Ana é envolvida no processo. Ana terá então de tomar uma decisão: acreditar no amor filial ou na força da lei.
A par de Margarida Vila-Nova e Nuno Lopes nos papéis principais, destaca-se um elenco com nomes como Ivo Canelas, Maria Rueff, Catarina Wallenstein, Adriano Carvalho e António Fonseca, entre um leque de jovens talentos como Afonso Laginha e Sílvia Chiola. A realização está a cargo de João Nuno Pinto, realizador do multipremiado “Mosquito”.