Chega às livrarias “Palestina – Uma Biografia”, do historiador Rashid Khalidi

por Comunidade Cultura e Arte,    16 Maio, 2022
Chega às livrarias “Palestina – Uma Biografia”, do historiador Rashid Khalidi
Capa do livro
PUB

Rashid Khalidi, historiador norte-americano de ascendência palestiniana, assina um livro incontornável sobre a história e a luta dos povos deste território.

No dia 19 de maio, a Ideias de Ler faz chegar às livrarias de todo o país Palestina – Uma Biografia, de Rashid Khalidi. De um dos maiores especialistas em Assuntos do Médio Oriente e da questão israelo-palestiniana, com a cátedra Edward Said em Estudos Árabes na Universidade de Columbia, chega esta obra, que cruza eventos históricos, materiais de arquivo nunca antes explorados e relatos de gerações, tratando de forma simultaneamente sóbria e emotiva os factos de um conflito trágico entre dois povos com reivindicações sobre o mesmo território. 

Neste livro revela-se o pano de fundo histórico que tem levado às várias explosões de violência na Palestina e contra os palestinianos, explicando as dinâmicas subjacentes e em prática há muitas décadas. Rashid Khalid sustenta que este não é um “conflito”, dada a disparidade de força entre as duas partes, mas uma guerra de natureza sistemática contra a Palestina e contra o povo palestiniano (que dura há mais de um século) intenta em transformar esta sua pátria num território exclusivo para os judeus. No prefácio à edição portuguesa, que agora se publica, o autor explica que pretende “estabelecer os acontecimentos na Palestina no seu contexto global e histórico, esclarecer que fazem parte de uma longa e desigual luta do povo palestiniano para resistir à expropriação de que é alvo e ilustrar realidades normalmente escondidas pela cobertura mediática mainstream”, assume o historiador.

Desde aquela a que chama “a primeira declaração de guerra” (de 1917 a 1938) até aos nossos dias, Rashid Khalidi conduz a sua escrita com a nitidez e as nuances de uma biografia, entrelaçando história, materiais inéditos e a sua própria história familiar. O resultado é uma singular e esclarecedora visão deste continuado tumulto, uma crónica de colonização e de resistência de um povo que não abdica de existir. 

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Tags:

Artigos Relacionados