Cinemateca Francesa exibe três filmes restaurados de Pedro Costa

por Lusa,    5 Março, 2025
Cinemateca Francesa exibe três filmes restaurados de Pedro Costa
“O Sangue” (1989), filme de Pedro Costa

Três filmes do realizador português Pedro Costa vão ser exibidos esta semana, em Paris, no âmbito de um festival da Cinemateca Francesa, revelou hoje a Cinemateca Portuguesa.

“O Sangue” (1989), “Casa de Lava” (1994), “Ossos” (1997) foram recentemente restaurados pela Cinemateca Portuguesa, com acompanhamento do próprio realizador, e escolhidos para a 12.ª edição do Festival da Cinemateca Francesa, que começa hoje em Paris.

Este festival, que se estende até domingo, “propõe um momento de reflexão, de troca e de partilha que incide sobre as grandes questões técnicas e éticas que preocupam as cinematecas, os arquivos e os laboratórios”, refere a Cinemateca Portuguesa.

O trio de filmes de Pedro Costa será exibido entre sexta-fera e domingo, estando prevista uma conversa com o cineasta, no final da sessão de “Ossos”, com a participação dos programadores Pauline de Raymond e Bernard Benoliel, ambos da Cinemateca Francesa.

O cinema de Pedro Costa já tinha sido alvo de uma retrospetiva em 2010, altura em que o realizador fez lá a antestreia de “Ne Change Rien” (2009), com a atriz Jeanne Balibar.

Na altura, no texto que acompanhava esta retrospetiva, o crítico francês Jean-Michel Frodon dizia que “é um mundo inteiro à parte que Costa explora e faz descobrir através dos meios do cinema”.

“Um mundo minúsculo e infinito, onde reinam ritmos e regras particulares, com uma gravitação autónoma, e que ainda assim faz parte do mundo comum, do qual dá uma imagem perturbadora”, escreveu, na altura, o ex-diretor da revista Cahiers du Cinema.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.