Comissão Europeia financia com 155 milhões de euros novos centros de acolhimento de migrantes na Grécia

por Comunidade Cultura e Arte,    30 Março, 2021
Comissão Europeia financia com 155 milhões de euros novos centros de acolhimento de migrantes na Grécia
DR
PUB

A Comissão Europeia concedeu ontem uma subvenção de 155 milhões de euros às autoridades gregas para a construção de novos centros de acolhimento nas ilhas gregas de Lesbos e Quios.

Esta atribuição vem juntar-se aos 121 milhões de euros atribuídos em novembro de 2020 para a construção de centros de acolhimento nas ilhas de Samos, Kos e Leros. Este financiamento irá para a construção de novas instalações de acolhimento que proporcionarão condições de vida adequadas e funcionarão com procedimentos rápidos, justos e eficazes, em conformidade com a legislação da UE e as normas do Gabinete Europeu de Apoio em matéria de Asilo no que se refere às instalações de acolhimento.

A comissária dos Assuntos Internos, Ylva Johansson, anunciou este financiamento durante a sua visita às ilhas gregas de Lesbos e Samos. Juntamente com o ministro grego da Migração e do Asilo, Notis Mitarachi, avaliaram os progressos nas obras de construção dos novos centros de acolhimento e identificação em ambas as ilhas. A comissária e o ministro participaram numa conferência de imprensa conjunta que está disponível para rever no canal EbS+.

O projeto faz parte de um plano pormenorizado acordado entre a Comissão, as autoridades gregas e as agências da UE para criar um novo centro de acolhimento que respeite as normas na ilha de Lesbos, assinado em 3 de dezembro de 2020 e financiado ao abrigo do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados