Criador de “Black Mirror” afirma que o mundo não está preparado para novos episódios da série
Charlie Brooker afirma que o panorama atual não é favorável a histórias sobre distopias tecnológicas.
Black Mirror é uma das séries mais reconhecidas de ficção científica. Cada capítulo explora uma realidade diferente da nossa e, por isso, o criador Charlie Brooker considera que não é o momento ideal para novos episódios.
Os tempos em que vivemos são imprevisíveis e bem distintos do que algum dia poderíamos prever. A pandemia Covid-19 veio alterar a realidade tal e qual a conhecemos, assim como a própria série Black Mirror faz ao trabalhar temas ligados à ficção científica, com inovação e avanços tecnólogicos. É precisamente devido ao panorama atual que Charlie Brooker não está a preparar a sexta temporada da série.
Em entrevista à Radio Times, o argumentista afirma que o humor dos espetadores não está preparado para receber novos episódios.
“Neste momento, não sei que estômago haveria para histórias sobre sociedades a despedaçar-se, por isso não estou a trabalhar nelas. Tenho vontade de revisitar as minhas capacidades cómicas, tenho escrito guiões para me fazer rir.”
A quinta temporada da série foi lançada em 2019 e conta apenas com três episódios. A particularidade desta aposta que conquistou os fãs é o facto de ter várias narrativas. Cada episódio narra uma história diferente, com um elenco também ele diferente. A última temporada contou também com a participação especial de Miley Cyrus e Anthony Mackie. Black Mirror estreou-se em 2011, no Channel 4, antes de ser adquirida na íntegra pela plataforma de streaming Netflix.
O trabalho de Brooker para além de Black Mirror
Para Brooker, Black Mirror não é exatamente o tipo de entretenimento que seria bem recebido num momento como este, em que o mundo enfrenta uma pandemia. Por isso, tem explorado outros projetos mais alegres que façam as pessoas sentir-se bem. Antes deste sucesso, o autor já tinha trabalhado outros géneros como o humor. É o criador de várias séries e minisséries cómicas para a televisão britânica, como Nathan Barley (2005) e How TV Ruined Your Life (2011).
Artigo escrito por Madalena Soares e originalmente publicado em Espalha Factos.