Debate sobre o papel da União Europeia na economia do ambiente em Portugal
“O papel da União Europeia na economia do ambiente em Portugal” em debate na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Hoje são apresentados novos resultados da implementação do projeto POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no uso de Recursos, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL), e também há uma Mesa Redonda subordinada ao tema “O papel da União Europeia na economia do ambiente em Portugal”.
Esta iniciativa surge no âmbito de uma candidatura feita pela FDUL ao Programa POSEUR, financiado pela União Europeia e levado, com sucesso a efeito, e pretende ser divulgada a um público não só da especialidade, mas também com uma maior abrangência.
O POSEUR – Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos – faz parte do Acordo de Parceria Portugal 2020, para o período de 2014-2020, que abrange os apoios comunitários destinados à Eficiência Energética nas infraestruturas na Administração Central, entre os quais o que foi atribuído ao projeto realizado pela FDUL, para o aumento do desempenho energético dos seus edifícios, assente em três linhas de ação: equipamentos mais eficientes, redução dos consumos energéticos e geração de energia para autoconsumo a partir de fontes renováveis.
Estas medidas correspondem a um investimento de mais de um milhão e quatrocentos mil euros e permitirão alcançar uma classe energética B e uma poupança de quase 50% na fatura energética. Parte deste financiamento será reembolsado a partir da poupança alcançada.
Com a implementação do POSEUR foi possível a instalação de uma central fotovoltaica na cobertura do edifício com acumulação, a instalação de uma micro-cogeração, a colocação de janelas com vidro duplo e corte térmico, a instalação de novos equipamentos de climatização e de iluminação de melhor rendimento e a instalação de sistema solar térmico. Medidas que contribuem para uma maior sustentabilidade ambiental e, bem assim, uma significativa melhoria das condições de trabalho e de estudo da comunidade académica.
“É com grande orgulho e satisfação que assistimos a esta mudança na nossa Faculdade e aos excelentes resultados obtidos. Este projeto visou sobretudo a melhoria da eficiência energética nas nossas infraestruturas, que se traduziu em melhores equipamentos, redução da fatura de energia e geração de energia a partir de fontes renováveis. Todas estas soluções aplicadas na FDUL são o resultado do esforço de um grupo multidisciplinar, que levou à seleção de soluções definidas e adequadas à situação da Faculdade”, sublinha Paula Vaz Freire, Diretora da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa
“A implementação deste projeto na FDUL tem mostrado excelentes resultados, permitindo a realização de várias intervenções nos seus edifícios, que contribuem para uma maior sustentabilidade ambiental das instalações (redução dos consumos energéticos e das emissões) que representam, em simultâneo, uma melhoria das condições de trabalho para toda a comunidade académica”, realça Helena Pinheiro de Azevedo, Presidente da Comissão Diretiva do POSEUR.
Para debater o tema “O papel da União Europeia na economia do ambiente em Portugal” estarão na cerimónia o Senhor Secretário de Estado Adjunto e da Energia, Dr. João Galamba, a nova diretora da FDUL, Professora Doutora Paula Vaz Freire, a Presidente da Comissão Diretiva do POSEUR, Dra. Helena Pinheiro de Azevedo, o representante da Estratégia Corporativa da GALP, Engenheiro Diogo Almeida e o Diretor Adjunto de Sustentabilidade da EDP, Dr. Eduardo Moura.
O evento incluirá ainda uma visita guiada à Central Fotovoltaica instalada na cobertura da FDUL, correspondendo a um momento de convívio entre todos os convidados.