Disney+ estreia série documental “Pride” sobre a luta pelos direitos de pessoas LGBTQ+

por Comunidade Cultura e Arte,    2 Junho, 2021
Disney+ estreia série documental “Pride” sobre a luta pelos direitos de pessoas LGBTQ+
Pride

O Disney+ acaba de anunciar a data de estreia de Pride, uma série documental de seis episódios que conta a história da luta pelos direitos de pessoas LGBTQ+ na América. A história é contada por décadas, começando na década de 50 e continuando por aí em diante. PRIDE estreia a 25 de junho no Star do Disney+, e os seis episódios serão disponibilizados em simultâneo.

Em Pride, dos estúdios Killer Films (This American Life, Mildred Pierce), vencedores de prémios Emmy, e VICE Studios (Flee, The Report), vencedores do Grande Prémio do Júri no Sundance World Cinema, seis realizadores LGBTQ+ de renome exploram histórias heróicas e devastadoras que definem a América como nação. A época narrada por esta série abrange desde a perseguição do FBI aos homossexuais durante a Lavender Scare, na década de 50, às “guerras culturais” da década de 90 e posteriores, explorando o legado queer do Movimento dos Direitos das Pessoas e a luta pela igualdade no acesso ao casamento. Com personagens pouco conhecidas, como Madeleine Tress ou Nelson Sullivan, o videográfo dos anos 80 que relatou um desaparecimento no centro de Nova Iorque durante a epidemia de SIDA, a série inclui também figuras reconhecidas internacionalmente, como Bayard Rustin, pioneiro dos Direitos das Pessoas, o escritor Audre Lord e os senadores Tammy Baldwin e Lester Hunt. A evolução dos direitos e das identidades trans ao longo das décadas é relatada através de entrevistas e imagens de arquivo de pioneiros, incluindo Christine Jorgensen, Flawless Sabrina, Ceyenne Doroshow, Susan Stryker, Kate Bornstein, Dean Spade e Raquel Willis.

Pride conta com a produção executiva de Alex Stapleton, Danny Gabai, Kama Kaina e Stacy Scripter, dos VICE Studios, e por Christine Vachon & Sydney Foos, dos estúdios Killer Films.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Tags:

Artigos Relacionados