Entrevista. Mário Laginha: “Tive sorte porque os meus pais achavam que aprender música era bom”
O que vais ler, ver e ouvir é da autoria do Backstage, um podcast criado por Ana Roque e Vasco Barreiros, que tem o apoio da Comunidade Cultura e Arte.
Mário Laginha, conhecido pianista português, é o primeiro convidado do podcast Backstage, que todas as semanas entrevistará músicos de excelência em conversas informais. A opção por este músico é fácil de perceber, uma vez que é um “nome incontornável do panorama musical português”.
“Tive sorte porque os meus pais achavam que aprender música era bom”. É assim que o convidado conta como iniciou os seus estudos musicais, sempre apoiado pela família. Confessa até que era tão dedicado ao instrumento que só interrompia o estudo para as refeições e quando o seu pai se ia deitar.
O pianista fala-nos ainda do seu início de carreira e das suas influências, nomeadamente a sua “epifania com Keith Jarrett” que o fez despertar para a música, mais concretamente para o jazz.
Num tom informal, o podcast conta com três rubricas, que consistem em pequenos jogos com o convidado, onde se revela que Mário Laginha poderia ter sido biólogo marinho e escolhia Caetano Veloso para uma tour pelo mundo porque “ficava rico”.
“O reconhecimento é uma coisa que sabe bem, ponto”, é o que diz o músico quando se fala dos prémios que já recebeu pela sua música. No entanto, Mário revela que nunca um prémio mudou a sua opinião sobre si mesmo. Revela que os prémios conduzem muitas vezes a mais convites para concertos, mas referindo sempre que “tudo é efémero”.
Passando por algumas perspectivas do músico sobre a indústria musical portuguesa, bem como o anúncio de que prepara um álbum a solo, cada episódio irá contar com um breve momento musical, que neste caso, consiste numa pequena improvisação ao piano.
Vejam todo o episódio no link em baixo: