Entrevista. Telma Tavares: “Ao divertir-me e fazer disparates têm surgido novas oportunidades de trabalho”

por Joana Rita Sousa,    29 Setembro, 2022
Entrevista. Telma Tavares: “Ao divertir-me e fazer disparates têm surgido novas oportunidades de trabalho”
DR
PUB

A Telma Tavares foi a convidada da edição 72 do #twitterchatpt. A Telma é designer e assídua frequentadora do Twitter, rede social à qual chama carinhosamente de “recreio”. 

A Telma e o Pôr do Sol

O seu trabalho ficou conhecido pelas t-shirts e tote bags que criou a propósito da série (ou novela, ou ambas as coisas) Pôr do Sol, realizada por Manuel Pureza. O envolvimento da Telma com a série pode resumir-se assim: num dia era fã e fez o meme e no outro estava a envolvida em concertos da banda Jesus Quisto: 

A loja online Forevers and Evers foi criada após os contactos entre a Telma e os responsáveis da série (ou novela?). Quem diria que um meme iria trazer uma oportunidade de trabalho? “A loja foi lançada nessa mesma semana, na sexta-feira à noite. O site foi montado por mim e pelo meu marido. Já vendi  entretanto centenas de produtos.”

O design e a designer Telma 

Mas afinal, quem é a Telma?  “Sou uma designer freelancer, uma introvertida que encara a vida com sentido de humor. Gosto de ir a concertos, de ver séries, amo o verão e odeio o Natal. Sou tb uma “fanática do economato”. Podem ver alguns exemplos do meu portfólio em http://eatyourcake.pt

O trabalho de quem se dedica ao design resume-se à criação de um logotipo? A Telma responde-nos que não, pois “o designer cria uma identidade visual, que passa por uma série de coisas – logo, estacionário, imagens para as redes sociais, site, newsletters, flyers, merch, etc.”

Se estás a pensar dedicar-te a esta área, a Telma tem um conselho para te dar: 

A importância do website e a vida de freelancer 

Na conversa que aconteceu no passado dia 29 de Setembro tivemos oportunidade de saber um pouco mais sobre o trabalho da Telma enquanto designer. Retomámos um tópico que já tinha sido abordado num dos #twitterchatpt: a importância do website: 

Também trocámos impressões sobre a vida de freelancer. Tanto eu como a Telma partilhámos a nossa experiência e deixámos as nossas recomendações: 

Como fazer parte do #twitterchatpt?

Qualquer pessoa que tenha um perfil criado no Twitter pode participar na conversa: para isso que siga a hashtag, no dia e hora que são previamente estabelecidos. O #twitterchatpt está de volta em Outubro. Em breve serão divulgadas datas, temas e pessoas convidadas. É fazer atenção à hashtag #twitterchatpt. 

Ainda que tenha um tema definido, o #twitterchatpt vive muito das interacções que se criam durante aquela hora. Esta é uma das mais valias de um formato como este: a possibilidade de iniciar conversas que depois vão crescendo e criando o seu próprio caminho. 

Nas comunidades nós valemos por aquilo que dizemos, por aquilo que partilhamos. É ver o caso da Telma: partilhar memes sobre a sua série (novela?, nem sei bem) preferida permitiu-lhe criar uma loja online e ganhar dinheiro com isso. Há ainda o networking que deriva do seu envolvimento e participação num fenómeno como o Pôr do Sol. 

A participação frequente num twitter chat como o #twitterchatpt  pode dar-nos um estatuto de relevância ou até de autoridade ou especialista numa determinada área ou tema. Para tal é necessária consistência nessa participação, acrescentando valor e justificando o (eventual) estatuto de autoridade. 

Podes ler o resumo completo da edição 72 do #twitterchatpt no Twitter Moments e, claro, seguir a Telma Tavares

A Comunidade Cultura e Arte, a ActiveMedia e a Swonkie são as entidades parceiras do #twitterchatpt. 

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados