Escola das Artes no Porto explora o caos que está por trás da ordem no cinema
A Universidade Católica Portuguesa, no Porto vai ser o palco do 12.º Congresso Internacional da Screenwriting Research Network.
Desde o cinema clássico de Hollywood até aos dias de hoje, o mundo da sétima arte alterou-se imenso: os filmes começaram a retratar uma visão mais complexa e cinzenta da vida. A existência, em simultâneo, da ordem e do caos nos filmes é um dos tópicos que serão debatidos na conferência “Narrativas Audiovisuais: Ordem e Caos”, o 12.º Congresso Internacional da Screenwriting Research Network (SRN). A edição deste ano é organizada pelo Centro de Investigação e Tecnologia das Artes (CITAR) da Escola das Artes da Católica no Porto, local onde decorre o encontro, entre 12 e 14 de Setembro.
Os novos media exigiram ao espectador uma atitude mais activa e participativa e as visualizações repetidas permitiram o acesso a mais detalhes e camadas narrativas. A questão, portanto, é: como é que o significado emerge do obscuro, do aleatório e do imprevisível? Partindo da pergunta, os investigadores irão reflectir acerca das técnicas narrativas através das quais a ordem é equilibrada com o caos, simetria com assimetria, integração com diferenciação, unidade com multiplicidade, inteligibilidade com mistério, continuidade com rotura e estabilidade com mudança.
Entre os principais oradores encontram-se nomes como Thomas Elsaesser (especialista em cinema e professor de Estudos de Cinema e Televisão na Universidade de Amsterdão), Christoph Bode (professor da Universidade de Mannheim, na Alemanha), Maria Poulaki (professora de digital media arts na Universidade de Surrey, no Reino Unido), entre outros. A conferência anual da SRN tem como objectivo central partilhar conhecimentos sobre os assuntos narrativos e promover análises sustentadas e compreensão crítica de argumentos.