Escola das Artes reforça oferta formativa. Já estão abertas as candidaturas para a licenciatura em cinema
Novo curso da Universidade Católica no Porto aposta num modelo inovador, centrado em projetos práticos.
As candidaturas para a nova licenciatura em Cinema da Escola das Artes da Católica no Porto já estão abertas. O curso segue um modelo inovador de ensino, centrando-se no desenvolvimento de projetos reais que integram as diversas competências técnicas, profissionais e teóricas do Cinema, ao longo dos três anos (um projeto por semestre nos dois primeiros anos e um projeto final no último ano).
A formação destaca-se, ainda, pelo acompanhamento técnico e artístico de realizadores e criativos das diferentes áreas do Cinema, como João Salaviza, Salomé Lamas, João Braz, Luís Urbano, Rui Poças, João Canijo ou Gabriel Abrantes. Esta licenciatura posiciona-se, de forma diferenciada, no panorama de ensino universitário do cinema em Portugal, permitindo abrir uma janela de oportunidade para novos recursos humanos criativos, numa indústria audiovisual em crescimento.
A Escola das Artes reforça, assim, a oferta na área da produção e criação cinematográfica e isto depois de, em 2019, ter lançado o mestrado em Cinema, formação que se destaca pela versatilidade e pela aposta na criação de filmes e outros projetos artísticos, permitindo o desenvolvimento de um portefólio pessoal e de um estágio curricular em produtoras portuguesas de cinema. A licenciatura e o mestrado em Cinema complementam-se, permitindo construir um percurso de cinco anos, desenvolvendo projetos e promovendo o crescimento intelectual e artístico dos alunos.
Acesso a instalações e equipamentos de topo na área do Cinema
Ao optar pela licenciatura em Cinema na Escola das Artes, além de instalações e equipamentos profissionais, atuais e de topo, os alunos garantem o acesso a um orçamento de produção para um projeto final. No final da formação, os estudantes estarão preparados para trabalhar nas diferentes áreas criativas do Cinema e do Audiovisual, como a direção de Fotografia, a Montagem, a Escrita de Argumento e, claro, a Realização, entre outros.
Este curso enquadra também o ensino do cinema num diálogo próximo com outros campos artísticos – como o Som, a Música, a Animação ou o New Media Art –, que fazem parte da restante oferta formativa da Escola das Artes: licenciatura e mestrado em Som e Imagem ou mestrado em Fotografia, por exemplo. Esta complementaridade permitirá que os alunos de Cinema partilhem unidades curriculares e projetos artísticos com as outras áreas, num clima de criatividade e experimentação, em que os diferentes saberes se entrecruzam.
Destaque-se, ainda, a possibilidade única de contactar com alguns dos nomes mais sonantes do Cinema no âmbito do vasto e diversificado programa cultural da Escola das Artes. A título de exemplo, nos últimos dois anos passaram pela EA, orientando masterclasses e workshops, nomes tão importantes como Lucrecia Martel, Ira Sachs, Apichatpong Weerasethakul, Atom Egoyan ou Todd Solondz. Todas as informações sobre as candidaturas estão disponíveis aqui.