“Euphoria”: nesta história a moda também é protagonista
A primeira temporada de “Euphoria” chegou ao fim no dia 4. Criada por Sam Levinson e transmitida pela HBO, a série leva até ao ecrã os problemas da adolescência, desde a droga até ao sexo, de forma nua e crua. Mas “Euphoria” é muito mais que uma história dramática, “Euphoria” é moda. Os anos 80, 90 e 2000 estão presentes do primeiro ao último minuto.
Em “Euphoria”, as personagens dão a conhecer a sua personalidade a atitude perante a vida através da forma como se vestem. Numa entrevista à Teen Vogue, Heidi Bivens, a responsável do guarda-roupa, afirma que os looks e as maquilhagens realçam o caráter de cada personagem. “Nós queremos que as roupas deem uma leitura rápida de cada personagem. Na primeira temporada, as nossas escolhas foram intemporais, mas funcionaram, ao mesmo tempo, como uma cápsula do tempo.”
Rue, Jules, Maddy, Cassie e Kat. Cinco personagens, cinco personagens com diferentes opções de estilo. Rue (Zendaya) é mais desportiva do grupo. Gosta de roupas oversized e é adepta de camisas e de camisolas com capuz.
Já Jules (Hunter Schafer), que quer estudar moda, é mais extravagante. Inspirada na cultura anime, tem sempre uma nova saia debaixo de olho e não nega um vestido à moda dos anos 90. Com a evolução da série, Jules vai sentir-se mais confiante em usar calças. “Ela está disposta a arriscar, porque ela gosta de se destacar”, afirma Heidi Bivens.
Quem também gosta de se destacar é Maddy (Alexa Demie). Desde pequena que compete em concursos de beleza e, por isso, confiança não lhe falta. Ao longo episódios, Maddy aposta em looks sensuais, sempre com uma vibe retro-vintage. Tops, calças justas, conjuntos, padrões florais e ganga.
Cassie (Sydney Sweeney) também gosta de ser amada por todos. Abusa dos decotes e dos looks que acentuam as suas curvas, mas não tem medo de vestir umas mom jeans. Os anos 80 e as cores pastéis estão presentes nesta personagem.
Por fim, temos a Kat (Barbie Ferreira), que muda radicalmente de estilo quando se aventura na vida sexual. Kat tem escolhas bastante ousadas, como as meias de rede, as gargantilhas e os corsets. Dominatrix, who?
A par com as escolhas do guarda-roupa, temos a maquilhagem, imprescindível para a construção das personagens. As cores fortes e coloridas e o glitter foram os protagonistas. Os batons escuros, os eyeliners e as texturas vivas juntaram-se à festa. Alexandra Moreira, maquilhadora profissional, diz que o que vemos em “Euphoria” não é o que estamos habituados a ver, o que, segundo a própria, “pode até chocar”, mas ser fora do comum é o que a agrada. “As pessoas deviam arriscar mais. Glitter, cores neon, cores vivas, texturas… Pode meter medo, mas não é fascinante?” Tal como a roupa, a maquilhagem tem vida própria, dando-nos, através da escolha do batom, da sombra ou do blush, a personalidade de cada personagem. “A maquilhagem que a Maddy usa é elegante, sexy, delicada, provocadora. A maquilhagem que a Jules usa é feroz, destemida, rebelde, única. E a maquilhagem que a Rue usa é gótica, simples, depressiva.”
A estética de “Euphoria”, que funde a fantasia com o realismo, foi só possível devido ao trabalho de equipa entre atores, produtores e designers. Alexa Demie (Maddy) revelou à Teen Vogue que esta foi a primeira vez que levou para um estúdio as suas referências de estilo. Entre essas referências, podemos destacar Nina Simone, Elizabeth Taylor e Sharon Stone. “Eu estava constantemente a enviar mensagens para a Heidi Bivens de contas de instagram dos anos 90 e de marcas de roupa.”
“Euphoria” é uma série produzida por Sam Levinson, baseada na série israelense de mesmo nome criada por Ron Leshem, Daphna Levin e Tmira Yarden. A série foi renovada para a segunda temporada, mas ainda não se sabe a data de estreia.