“Europe’s New Wild”. Grande Vale do Côa e Rewilding Portugal fazem parte de nova série da National Geographic
Apoiar o regresso da vida selvagem é um elemento central do trabalho na Rewilding Portugal, assim como na Rewilding Europe e nas restantes equipas do resto da Europa. A história de como a vida selvagem está a voltar por toda a Europa está prestes a cativar milhões de telespectadores em todo o mundo, com a nova série de seis documentários chamada “Europe’s New Wild”.
O lançamento desta série começa já no início de Setembro e em cada episódio vai poder conhecer-se um pouco mais do trabalho de rewilding realizado em seis dos territórios em que a Rewilding Europe e as suas equipas locais já operam para ajudar a vida selvagem a reerguer-se, incluindo a área coordenada pela Rewilding Portugal no nosso país, o Grande Vale do Côa, que também vai ser um dos palcos desta série, no episódio “The Missing Lynx”, ou em português “O Lince Perdido”. A série é co-produzida entre a Rewilding Europe, a Off the Fence Productions e a Bonne Pioche e vai ser transmitida em mais de 45 idiomas e para um público alvo de 140 milhões de casas no mínimo. Estava a ser construída há já vários anos e então torna-se um momento muito empolgante para todos os envolvidos neste movimento de rewilding que está a chegar a toda a Europa. “Cada episódio conta uma história diferente, mas a série tem um tema unificador — o regresso da magnífica vida selvagem europeia, a natureza selvagem e o impacto positivo do rewilding. Convido a todos para assistir.”, refere Frans Schepers, diretor executivo da Rewilding Europe.
No episódio “The Missing Lynx”, passado no Grande Vale do Côa, terá oportunidade de fazer uma viagem por uma área magnífica do país, onde vivem espécies únicas e onde o rewilding está a ajudar a vida selvagem a recuperar-se a si própria e revitalizar-se, neste momento com os projetos LIFE WolFlux e Promover a Renaturalização do Grande Vale do Côa, coordenados pela Rewilding Portugal e com a participação ativa dos parceiros Rewilding Europe, Zoo Logical, AT Natureza e Universidade de Aveiro. O abandono de terras está a ser transformado numa oportunidade para ajudar a natureza a recuperar e revitalizar a área, e também a servir de apoio a empreendimentos que sigam a filosofia de rewilding e que oferecem turismo baseado na natureza. Os grandes herbívoros e o pastoreio natural que podem fazer é também um dos pontos centrais deste episódio, já que é um processo fundamental que facilita o regresso de espécies e atua como forma de ajudar a prevenir incêndios florestais.
O episódio estreia em Portugal no dia 5 de Setembro, pelas 18 horas no canal NatGeo Wild. Para saber mais sobre este episódio, a série e quando pode ser visto em todo o mundo, consulte aqui.