Faculdade de Arquitectura do Porto lança guia sobre arquitectura habitacional apoiada pelo Estado em Portugal

por Comunidade Cultura e Arte,    3 Dezembro, 2019
Faculdade de Arquitectura do Porto lança guia sobre arquitectura habitacional apoiada pelo Estado em Portugal
DR

A sessão de lançamento vai decorrer no dia 4 de Dezembro, Quarta-feira, às 18h00, na Sala Plana, e vai contar com intervenções de João Pedro Xavier (Director da FAUP), Rui Jorge Garcia Ramos (Investigador Responsável pelo projeto Mapa da Habitação – MdH), Gisela Lameira e Luciana Rocha (Coordenadoras do livro) e apresentação do livro por Gonçalo Canto Moniz (Professor DARQ-FCTUC, Investigador CES) e Luís Soares Carneiro (Professor FAUP, investigador CEAU). A sessão será seguida pela apresentação da palestra ‘Habitação Social: do bairro à cidade’ por Gonçalo Canto Moniz.

A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, no âmbito do projecto de investigação “Mapa da Habitação: Reflexão crítica sobre a arquitectura habitacional apoiada pelo Estado em Portugal (1910-1974)”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e desenvolvido pelo Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP (CEAU), entre 2016 e 2019, vai lançar um Guia centrado no tema específico da habitação , que propõe analisar os programas habitacionais implementados em Portugal entre 1910 e 1974, os seus modelos de financiamento, tipos de promoção, arquitectura e inserção urbana.

DR

O “Guia para uma terminologia específica em arquitectura habitacional apoiada pelo Estado em Portugal [1910-1974]”, com coordenação das arquitectas e investigadoras Gisela Lameira e Luciana Rocha, apresenta de forma sistematizada e estruturada a terminologia e conceitos arquitectónicos da habitação apoiada pelo Estado em Portugal de 1910 a 1974, enquadrando-os no contexto local, político e legislativo.

Este Guia conta com prefácio de Monique Eleb (Consultora MdH) e textos de Eliseu Gonçalves, Gisela Lameira, Luciana Rocha, Luísa Sousa Ribeiro, Raquel Geada Paulino, Rui Jorge Garcia Ramos, Sara Ribeiro Martins, Sérgio Dias Silva, e desenho gráfico de Cristina Amil.

O livro estabelece-se, assim, como uma importante ferramenta teórica e pedagógica que se pretende aberta e capaz de dinamizar diferentes e novas leituras sobre a produção de habitação em Portugal.

Numa altura em que os temas da habitação estão na ordem do dia, o livro constitui-se como um valioso instrumento de apoio a intervenções em curso, como o processo de adaptação da eficiência energética aos edifícios de habitação, ou, ainda, as políticas de valorização dos contextos de vizinhança e de comunidade.

DR

O Guia encontra-se organizado em duas secções distintas: “Habitação Programada [1910-1974]” e “Habitação”. A secção “Habitação Programada” tem como objectivo esclarecer os termos directamente associados aos Programas de Habitação subsidiada pelo Estado, focando o contexto legislativo e um quadro de referências bibliográficas e listagem exemplificativa de conjuntos edificados. A secção “Habitação” abarca um conjunto de termos frequentemente utilizados na investigação ligada à Habitação Urbana e inclui alguns termos que estabelecem um paralelo entre Portugal e outros países.

O Guia consubstancia-se como uma das concretizações do projecto de investigação “Mapa da Habitação: Reflexão crítica sobre a arquitectura habitacional apoiada pelo Estado em Portugal (1910-1974)”, cujos resultados foram já discutidos e apresentados com a edição de Fascículos/Booklets; uma exposição; um documentário; um congresso internacional que contou com uma conferência do arquitecto Alejandro Aravena (Prémio Priztker 2016), entre outras conferências e sessões; e um livro que compila estudos nacionais e internacionais sobre a habitação em diferentes áreas disciplinares.

O projeto inclui, ainda, uma base de dados disponível aqui e em permanente actualização, contando com mais de 900 registos de bairros. A base de dados (de acesso livre), para além de um elenco de bairros e programas habitacionais e das fontes documentais que os informam, é ponto de partida para a proposição de narrativas e contra narrativas, historicamente informadas, relevantes para outra leitura da arquitectura do século XX e um instrumento para a presente e futura intervenção arquitectónica nestes bairros.

Este projecto de investigação teve como investigador responsável o arquitecto, professor e investigador Rui Jorge Garcia Ramos, e foi cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e Tecnologia (projeto POCI-01-0145-FEDER-007744).

Através deste projecto, realizado por um vasto conjunto de investigadores especialistas em temáticas relacionadas com a habitação, procurou-se identificar dos programas públicos de habitação, sistemas de construção e as suas concretizações espaciais – bairros, edifícios de habitação colectiva ou habitações unifamiliares -, bem como apontar a relação entre os programas públicos de habitação e os contextos políticos e legais, compreender as políticas sociais em causa e georreferenciar os contextos urbanos nos quais se inserem os bairros.

O Guia será ainda disponibilizado integralmente em formato digital no site do projecto.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados