Family Film Project regressa ao Porto com filmes de 15 países e a cineasta Catarina Alves Costa é destaque nesta edição
O Festival Internacional de Cinema de Arquivo, Memória e Etnografia – “Family Film Project”, regressa ao Porto, onde irá decorrer de 18 e 22 de outubro, repartido por quatro importantes polos culturais da cidade – Coliseu, Passos Manuel, Trindade e Maus Hábitos.
Catarina Alves Costa é a cineasta em destaque nesta edição que vai contar, para além das sessões competitivas de cinema, com uma grande diversidade de performances, masterclasses, conversas, sessões especiais, uma oficina infanto-juvenil e, ainda, um filme-concerto.
A 11.ª edição do “Family Film Project” destaca o trabalho da realizadora e antropóloga Catarina Alves Costa, cuja obra, incontornável no panorama cinematográfico contemporâneo, é frequentemente centrada na realidade portuguesa. Este foco na obra da realizadora portuense, inclui uma seleção de alguns dos seus filmes mais emblemáticos: a 21 de outubro serão exibidos ‘Regresso à terra’ (1992) e ‘Seda é um Mistério’(2003), antecedidos por uma masterclass da realizadora (15h00) e, a 22 de outubro, pelas 17h00, terá lugar uma conversa com a cineasta acerca da sua obra e percurso profissional, conduzida por Humberto Martins,seguida do filme ‘O arquiteto e a cidade velha’ (2004). Às 21h00, após a entrega de prémios aos vencedores, será possível assistir ao filme ‘Senhora aparecida’ (1994).
A habitual secção competitiva regressa com uma seleção de 21 obras, provenientes de 15 países, dividida em três temáticas: «Vidas e Lugares», «Memória e Arquivo» e, ainda, uma sessão dedicada a «Ficção e Animação».
Na abertura do festival, a 18 de outubro, retorna também o ciclo performativo «Private Collection», que este ano conta com performances do artista Sérgio Leitão, que terá lugar no Coliseu do Porto, pelas 18h30, e de Paulo Pinto, Bibi Dória e Ece Canlı,no Maus Hábitos, a partir das 21h00.
Também no dia 18, e em parceria com o Coliseu do Porto, a programação do festival inclui, pelas 19h30, a exibição do filme-concerto‘Heróis do Mar’, que pretende homenagear, através do cruzamento entre cinema, música e teatro, diversas dimensões da cultura popular portuguesa, trazidas ao palco pela própria comunidade.
Já no dia 20, pelas 15h00, no Cinema Passos Manuel, será ainda possível assistir a uma masterclass da realizadora espanhola Nuria Giménez, sobre o seu premiado filme ‘My Mexican Breztel’ (2019), obra singular na problematização da memória e na apropriação do arquivo, que também será exibida em sessão especial (fora de competição).
A manhã de 22 de outubro será dedicada à juventude. Crianças e jovens vão poder contar com o habitual workshop que, este ano é novamente dirigido por Tânia Dinis, cineasta e artista que tem estado presente, de diversas formas, no festival.
Mais tarde, a partir das 14h30, sob a curadoria do artista e curador Peter Freund, será apresentada uma mostra de cinema experimental, com seleção de mais de uma dezena de pequenos filmes que se estendem do chamado ‘cinema de apropriação’ (cujas obras usam como matéria outras obras pré-existentes ou materiais de arquivo) ao ‘cinema generativo’ (onde os conteúdos visuais são parcialmente forjados por algoritmos informáticos).
A exibição é precedida pela masterclass ‘Retracted Cinema’, onde Peter Freund fará um enquadramento crítico destas formas marginais de expressão artística.
O Passe Geral do festival pode ser adquirido pelo valor de 10 euros, no cinema Passos Manuel, onde as entradas terão o custo de 3 euros (gratuitas para estudantes). Já no Cinema Trindade, os bilhetes para as sessões terão um custo de 6 euros e as entradas para o filme-concerto, à venda no Coliseu Porto Ageas e ticketline, poderão ser adquiridas por 8 euros (6 euros para os portadores do Passe Geral do festival).
A inscrição nas oficinas para crianças e jovens tem o custo de 13 euros e as masterclasses e performances têm entrada gratuita.
Sessão Competitiva
Passagem, de Tânia Dinis
Ours is the wasteland, de Mário Veloso
In no rush to get anywhere, de Pepe Sapena
We make home movies, therefore we are, de Clara Jaschke
Ofelia, de Pierfrancesco Bigazzi
Amidst, de Duda Affonso, Júlia Nogueira, Manuela Curtiss
Cinema Pobre, de Regina Guimarães
Madrugada, de Leonor Noivo
Sotavento, de Marco Salaverría Hernández
Gas Station, de Olga Torrico
Noir-Soleil, de Marie Larrivé
Garrano, de Vasco Sá, David Doutel
Detached, de Vladimir Krivov
What Never Was, de Sandra Ruesga
Subtotals, de Mohammadreza Farzad
The day lives briefly unscented, de Brandon Wilson
The Kittens’ tea Party, de Mirufiyu
And then they burn the sea, de Majid Al-Remaihi
Nobody meets your eyes, de Jesse Jalonen
I Am Not, de Tomer Heymann
Soy Niño, de Lorena Zilleruelo
Foco Catarina Alves Costa
Regresso à Terra (1992)
A Seda é um Mistério (2003)
O Arquitecto e a Cidade Velha (2002)
Senhora Aparecida (1994)