Fernando Meirelles, realizador de “Cidade de Deus”, vai dirigir série sobre Pepe Mujica

por Rui André Soares,    12 Fevereiro, 2025
Fernando Meirelles, realizador de “Cidade de Deus”, vai dirigir série sobre Pepe Mujica
Fotografia de Pablo Valadares/Câmara dos Deputados do Brasil – via Wikimedia Commons
PUB

“El Abuso” terá oito episódios e será baseada no livro “La fuga de Punta Carretas” (1990), da autoria de Fernández Huidobro (1942-2016), segundo a revista norte-americana Variety.

Depois de “Cidade de Deus” (2002), “The Constant Gardener” (2005), “The Two Popes” (2019) e “Ensaio Sobre a Cegueira” (2008), Fernando Meirelles e César Charlone voltam a trabalhar juntos e desta vez para relatar a fuga, por um túnel, de mais de cem membros do Movimento de Liberação Nacional – Tupamaros (MLN-T) da prisão de Punta Carretas, em 1971, onde participou o ex-guerrilheiro e ex-presidente do Uruguai José Mujica, mais conhecido por Pepe Mujica.

‘El Abuso’ tem sido um projeto apaixonante e o resultado de anos de investigação rigorosa, enriquecido com testemunhos em primeira mão dos protagonistas, incluindo Pepe Mújica”, afirmou Mariana Santangelo, da OjoFilms, uma das produtoras envolvidas, à Variety.

Estamos na fase inicial do projeto. A nossa intenção é filmar no Uruguai, com localizações também no Brasil”, disse ainda César Charlone. “Queremos dar-lhe uma visão internacional porque, embora seja um episódio do Uruguai, está imerso no conflito global da Guerra Fria. Para mim, o túnel é um símbolo. No final não havia apenas liberdade para eles, mas o sonho de uma sociedade mais justa para todos”, sublinhou Charlone.

O actor uruguaio Enzo Vogrincic, que interpretará Fernández Huidobro, político, jornalista e escritor uruguaio, será um dos protagonistas desta série e, para já, ainda não se sabe quem interpretará Pepe Mujica, que anunciou no passado mês de Janeiro que tem um tumor no esófago e que está a morrer: “Estou a morrer. Só quero que não me peçam mais entrevistas, nem mais nada. Acabou o meu ciclo. Um guerreiro tem direito ao seu descanso“, revelou em entrevista ao jornal Búsqueda.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.