Festival de Filosofia traz a Portugal Peter Sloterdijk, Michel Eltchaninoff, Samantha Rose Hill e Gilles Lipovetsky

Entre os dias 19 e 22 de junho, Cascais será palco do primeiro Festival Internacional de Filosofia em Portugal – “Espanto”. Através de palestras, debates, apresentações artísticas e outras atividades, este evento pretende ser um espaço de reflexão e descoberta, onde a Filosofia se cruza com a vida real e se torna uma experiência coletiva.
Filósofos, pensadores e especialistas de várias nacionalidades reunir-se-ão para explorar o tema desta primeira edição: o medo, uma força invisível que pode paralisar, mas também transformar. O “Espanto” pretende questionar de que forma o medo influencia a sociedade e a vida individual, promovendo o pensamento crítico e a reflexão sobre os desafios do mundo contemporâneo. Com um programa diversificado, visa tornar a Filosofia acessível a um público amplo, dos oito aos 80 anos. Não vai faltar espaço para a Filosofia para crianças e jovens.

Entre os oradores já confirmados, encontram-se nomes como Peter Sloterdijk, Donatella Di Cesare, Bernat Castany Prado, Daniel Innerarity, Gilles Lipovetsky, Michel Eltchaninoff, Samantha Rose Hill, Sebastian Sunday Grève. A nível nacional serão chamados a palco António de Castro Caeiro, Manuel Curado, Marta Faustino, Arlindo Oliveira, Joana Bértholo, Artur Ribeiro, Beatriz Batarda, Carlos Fiolhais, Edson Athayde, Joana Rita Sousa, Luísa Lopes e David Erlich.
As atividades decorrerão em seis espaços distintos em Cascais, escolhidos criteriosamente para garantir uma abordagem inclusiva e interdisciplinar, cruzando várias áreas do saber e proporcionando uma experiência imersiva aos participantes.
Nos dias 19 e 20 de junho, em três bairros sociais diferentes, selecionados pela Câmara Municipal de Cascais, realizar-se-ão sessões com dois filósofos em cada um dos bairros, que terão a oportunidade de expor a sua perspetiva sobre o tema da edição e conversar com o público presente. Cada sessão terá a duração de cerca de duas horas e contará com um moderador, culminando na apresentação de um artista local.

Ainda no dia 20, às 19h30, terá lugar no Restaurante Conversas da Gandarinha o jantar “In Vino Veritas”, que irá reunir, num evento exclusivo e intimista, os principais parceiros do evento, filósofos, curadores, oradores, pensadores e todos os que possuírem o bilhete premium para marcar a abertura oficial do festival.
Inspirado na obra do filósofo dinamarquês Kierkeggaard, este momento pretende colocar em prática um dos grandes desafios da Filosofia – a procura pela verdade. Durante o jantar, haverá uma intervenção especial de um filósofo convidado e a possibilidade de participação dos presentes. O ambiente será enriquecido por performances artísticas, promovendo um espaço de convívio e troca de ideias.
No dia seguinte, o auditório da Casa das Histórias Paula Rego será o cenário de várias palestras, debates, conferências, diálogos que permitirão uma abordagem profunda, num formato mais acessível e não exclusivamente académico, do tema “o medo”.
Já os jardins do museu, das 10h00 às 17h00, transformar-se-ão em Ágoras, isto é, pequenos palcos circulares rodeados por cadeiras, onde o público poderá interagir diretamente com os oradores. Algumas dessas Ágoras serão dedicadas a um público mais jovem e infantil, promovendo o diálogo intergeracional.

Será numa destas ágoras que os vencedores do concurso para apresentação de um discurso sobre o medo, poderão apresentar o seu pensamento. Será também aqui que o público pode interagir com os filósofos que passarão por uma ágora onde conversarão e responderão a perguntas. Estão previstas cinco ágoras com atividades de acesso gratuito ao longo do dia 21.
O festival encerrará com dois momentos de grande impacto: as Aulas Magnas, que terão lugar no Anfiteatro do Parque Marechal Carmona, no dia 21, das 21h30 às 23h00, e no dia 22, das 11h00 às 13h00. Dois oradores apresentarão as suas reflexões sobre o tema central do evento, seguindo-se uma entrevista conduzida por uma figura pública de relevo.
A última Aula Magna assinalará o encerramento do festival, com uma homenagem a uma personalidade que seja uma referência no universo do pensamento.
Os bilhetes para o festival já estão disponíveis, com preços especiais early bird até dia 30 de abril. Existem duas modalidades: Geral (38 €), que inclui o acesso às iniciativas que acontecerão no Parque Marechal Carmona e na Casa das Histórias Paula Rego, e Premium (166 €), que permite a participação em todas as atividades, com lugar reservado, incluindo o jantar “In Vino Veritas”. Algumas atividades, como as Aulas Magnas e as sessões noturnas, serão gratuitas, mas requerem inscrição prévia. A partir do dia 1 de maio, os estudantes poderão adquirir bilhetes com 15% de desconto.
Mais informações sobre o programa e aquisição de bilhetes aqui.