Festival Iminente transmite evento solidário no Instagram
A “edição de emergência” do festival junta a arte à angariação de fundos para o tratamento da Covid-19.
A organização do Festival Iminente vai transmitir um festival no Instagram com a participação de vários artistas, entre os quais Ana Moura, Mayra Andrade e Dino d’Santiago. O evento, que acontece este sábado (4), visa a angariação de donativos para o Centro Hospitalar e Universitário Lisboa Central e o Centro Hospitalar e Universitário de São João para o tratamento da Covid-19.
Numa Emergency Edition, o Festival Iminente está de regresso, mas de uma forma particular. O evento ocorre na página do festival no Instagram, a partir das 16h00. Para além de concertos, o evento conta também com performances de artes visuais.
A transmissão da edição “de emergência” do evento, que mistura concertos, conversas e arte urbana, inicia-se com uma conversa moderada pelo Gerador com a humorista Beatriz Gosta (nome artístico de Marta Bateira), sob o mote “Como podemos fazer cultura para todos num cenário de pandemia?”.
Os curtos concertos online chegam pela mão de vários artistas portugueses e lusófonos. Hugo Oliveira (16h35), Julinho KSD (17h15), Prétu (18h25), Ana Moura (20h10), Mayra Andrade (20h45), Dino D’Santiago (21h30) e os DJs Shaka Lion(22h05) e Marfox (22h40) compõem o alinhamento.
Além da música, também a dança marca presença no cartaz. Piny apresenta Corpo em resistência em tempo de confinamento pelas 19h00; mais tarde, pelas 21h20, Mucha e Wilson Core fazem uma b-boys battle. Tamara Alves, artista visual portuguesa, faz uma sessão de pintura ao vivo pelas 19h35.
Nas performances, Mariana Barros traz Virtuose ao Iminente, pelas 17h50. A encerrar o dia de atuações, ±MaisMenos± (nome artístico de Miguel Januário) apresenta O futuro é passado no presente, que depois de duas sessões às 17h05 e às 21h20, fecha o cartaz às 23h15.
“Juntos, vamos transformar mais um sábado de quarentena numa experiência que nos vai deixar uma memória feliz“, refere a publicação da organização do Iminente. O comunicado refere ainda que “os bilhetes não têm preço fixo” e “a totalidade do valor angariado reverte para os hospitais” na luta pelo tratamento do novo coronavírus.
Os donativos podem ser feitos aqui. Até ao momento, já foram angariados mais de 4 mil euros.
Este artigo foi escrito por João Pardal e foi originalmente publicado em Espalha Factos.