Festival Lisboa 5L está de regresso, entre 9 e 11 de maio

Após quatro edições na companhia do utópico e saudoso José Pinho e da sua equipa, o festival regressa este ano com um novo modelo e propósito, resultado de uma pausa dedicada à sua reestruturação.
A programação desta edição está a cargo da Rede de Bibliotecas de Lisboa (Direção Municipal de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa) e conta com o apoio de curadores especializados nas três grandes linhas programáticas do festival: Catarina Magro (Língua), Carlos Vaz Marques (Literatura) e Jorge Amorim (Ciência Cognitiva e Inteligência Artificial).
Esta edição do festival apresenta um programa eclético, do qual fazem parte: Concertos, Conversas, Espetáculos, Exposições, Oficinas, Palestras, Programa Educativo, assim como um Programa pensado por Entidades Parceiras e um programa dirigido a pessoas que trabalham na área da cultura, quer seja em bibliotecas, escolas ou outros equipamentos culturais.
Língua, Literatura e Inovação entrecruzam-se ao longo do festival, promovendo o debate sobre os desafios contemporâneos da comunicação, os riscos da desinformação e as fronteiras cada vez mais difusas entre realidade e ficção.
Na sua 5ª edição, o Festival Lisboa 5L olha para os dias atuais – velozes e fugazes – e debate a relação entre cultura e inovação – lugar de Utopia e Distopia, pondo o foco na Literatura, na Língua e nos processos cognitivos de aprendizagem deste sistema de códigos, através do qual comunicamos.
O dia 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa, lança o mote com um conjunto de atividades que decorrerão em vários locais, entre as quais atividades de mediação de leitura dinamizadas pelas Bibliotecas de Lisboa em escolas básicas de toda a cidade.
Nos dias 9, 10 e 11 de maio, o programa estará concentrado no epicentro da inovação lisboeta, o Beato Innovation District.