Festival Mate vai juntar clássicos do cinema brasileiro com música tocada ao vivo por orquestra

por Comunidade Cultura e Arte,    3 Setembro, 2024
Festival Mate vai juntar clássicos do cinema brasileiro com música tocada ao vivo por orquestra
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Uma oportunidade para ver um clássico do cinema brasileiro com banda sonora tocada ao vivo por orquestra.

Está confirmada a primeira grande apresentação do Festival MATE 2024: o Cine Concerto Central do Brasil. No dia 21 de outubro, Antonio Pinto e Jaques Morelenbaum, compositores da banda sonora original do filme brasileiro de 1998, juntam-se à Orquestra Clássica do Centro para apresentar um espectáculo inédito no Grande Auditório do Convento São Francisco, em Coimbra.

O clássico do cinema brasileiro da autoria de Walter Salles será projetado na íntegra, com os diálogos e efeitos sonoros originais, enquanto a banda sonora é tocada ao vivo. Esta exibição, a primeira e única deste cineconcerto fora do Brasil, reúne artistas de várias gerações de Portugal e do Brasil, contando também com a colaboração de Anselmo Mancini, do Quarteto de Cordas ALMAI-SP e do maestro Flávio Lago. Esta é uma ocasião imperdível para experienciar uma obra de grande impacto cultural, que consagrou Fernanda Montenegro como a única atriz latino-americana – e a única a atuar em língua portuguesa – a ser nomeada para o Óscar de Melhor Atriz.

Fotografia de Eduardo Garcia

O Cine Concerto Central do Brasil é o primeiro cineconcerto realizado a partir de um filme sonoro brasileiro. Este projeto foi concebido por Anselmo Mancini, que desenvolveu toda a tecnologia do espetáculo e transcreveu a música original do filme. Mancini é uma referência na produção de cineconcertos no Brasil, tendo produzido a banda sonora ao vivo de filmes como “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, “Sonhos”, “Psicose”, “O Exorcista”, “Blade Runner”, entre outros. Como diretor musical do Cine Concerto Central do Brasil, acrescenta ao seu currículo mais uma produção que tem sido amplamente aclamada pela imprensa brasileira.

Antonio Pinto, nome de destaque na música para cinema, é o compositor da música original de “Central do Brasil”, além de responsável pelas bandas sonoras de filmes icónicos do cinema brasileiro, como “Cidade de Deus”, “Abril Despedaçado” ou “Senhor das Armas”. Pinto também produziu a música de documentários internacionais premiados, como “Senna” ou “Amy”, este último vencedor do Óscar de Melhor Documentário em 2016.

Jaques Morelenbaum co-assinou a música original de “Central do Brasil” com Antônio Pinto. Com uma prolífica carreira de mais de quatro décadas, destaca-se pela sua colaboração com Tom Jobim no grupo Nova Banda, além de ter formado os grupos M2S (com Paula Morelenbaum e Ryuichi Sakamoto) e Quarteto Jobim Morelenbaum (com Paula Morelenbaum, Paulo Jobim e Daniel Jobim).

A estes nomes maiores da música do Brasil, junta-se a experiência de 24 anos da Orquestra Clássica do Centro, uma das mais reconhecidas orquestras portuguesas, fundamental na música erudita da Região Centro do país. A mestria do Quarteto de Cordas ALMAI-SP (Alessandro Oliveira, Marcela Sarudiansky, Catarina Rossi e Jonatas Pereira) e a arte do renomado maestro brasileiro Flávio Lago, que regerá o ensemble ao longo de todo o cineconcerto, completam o elenco.

A 2ª edição do Festival MATE em Portugal acontece de 19 a 22 de outubro. Afirmando-se como uma plataforma para profissionais das indústrias culturais e criativas em Portugal, o MATE celebra a Música, a Arte, a Tecnologia e a Educação num encontro colaborativo e multidisciplinar. O festival oferece a oportunidade de experienciar o melhor da criatividade através de performances musicais de artistas consagrados e emergentes, workshops inovadores, palestras especializadas, exposições de arte e muito mais. Os bilhetes já estão disponíveis para venda.

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