Festival Mental está de volta a Lisboa em maio, evento pretende combater o estigma da saúde mental

O Festival Mental regressa a Lisboa para a sua IX edição, de 22 a 25 de maio de 2025, com cinema, workshops, M-Talks, M-Click, teatro, literatura, música e atividades ao ar livre, criando um espaço onde a arte e a sensibilização para a saúde mental caminham lado a lado.
Em 2025, as M-Talks terão como temas centrais “Bullying e Luto” e “Guerra e Conflito”. Estas sessões combinam projeções de filmes temáticos com debates, envolvendo convidados profissionais de diversas áreas numa reflexão sobre a atualidade cada vez mais conflituosa e incerta, trazendo para “cima da mesa” e para o ecrã o impacto destes temas no nosso bem-estar psicológico.
De 22 a 25 de maio, a programação decorrerá em vários locais de Lisboa, como o Cinema São Jorge, o atmosfera m, o Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro e o Parque Hortícola de Telheiras. Durante quatro dias, o MENTAL irá promover uma agenda diversificada, que inclui: M-Cinema (Mostra Internacional de Curtas-Metragens), M-Talks, M-Click, M-Jovem e M-Sénior, Dança Movimento Terapia (workshop), Teatro, M-Natura (atividades ao ar livre), Literatura e My Story/My Song.
A Mostra Internacional de Curtas, um dos pilares do festival, exibirá um conjunto de obras cinematográficas cuidadosamente selecionadas, refletindo sobre temas que marcam a atualidade e a saúde mental. Pela primeira vez, será atribuído um prémio ao filme vencedor da Open Call 2025, que distingue a curta que reuniu, aos olhos dos selecionadores – Francisco Costa, editor de Cinema e curador do Festival Mental; Maria João Barros, psicóloga clínica e psicoterapeuta; Sérgio Viana, psicólogo clínico e presidente da Delegação Regional do Centro da Ordem dos Psicólogos; e Rui Henriques Coimbra, jornalista que integra a equipa da Hollywood Foreign Press Association (HFPA) –, o maior consenso sobre a qualidade técnica, artística e da mensagem.
Outro destaque do festival é o My Story/My Song, o segmento musical onde os artistas interpretam canções que marcaram o seu percurso, muitas vezes do seu próprio repertório, abrindo espaço para um diálogo com o público, que pode interagir com questões. Em 2025, o My Story/ My Song contará com a artista Mimicat, vencedora do Festival da Canção 2023.
Por fim, há a destacar o M-Click, um novo conceito do festival, com apresentações de 10 minutos, no qual os convidados apresentam ideias disruptivas sobre a saúde mental, no que respeita à sua promoção, prevenção, entre outras.
Ao longo de oito edições, o MENTAL tem sido uma referência na discussão sobre a saúde mental em Portugal. Organizado pela Safe Space Portugal, em coprodução com a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental, o festival aposta em espaços acessíveis e inclusivos, criando espaços de debate e partilha que contribuem para a redução do preconceito e do isolamento. O festival reforça, assim, o seu compromisso de combate ao estigma da saúde mental, aproximando o público da discussão sobre este tema tão urgente e relevante.