Fica a conhecer todos os vencedores dos Óscares 2022
“Coda – No Ritmo do Coração”, da realizadora Sian Heder, a mesma que escreveu a série “Orange is the new black”, ganhou o Óscar de Melhor Filme. “Coda”, que é um remake de “La famille bélier” (2014), de Éric Lartigau, tornou-se assim no primeiro filme de que uma plataforma de streaming (Apple) a vencer o mais importante prémio da Academia (no que toca a filmes).
A Academia de Cinema de Hollywood celebrou ontem a 94.ª edição dos Óscares. A gala ficou marcada pela agressão de Will Smith a Chris Rock. O humorista fez uma piada sobre a falta de cabelo de Jada Pinkett Smith, esposa de Will Smith, que tem falta de cabelo por ter alopecia, e o actor decidiu subir a palco para agredir o humorista norte-americano.
Depois deste acontecimento, a Academia de Cinema de Hollywood reagiu no Twitter posicionando-se contra qualquer tipo de violência: “A Academia não tolera violência de qualquer forma. Esta noite, temos o prazer de celebrar os vencedores dos 94.º prémios da Academia, que merecem este momento de reconhecimento dos seus parceiros e dos amantes de cinema em todo o mundo.”
Depois de ter agredido Chris Rock, Will Smith subiu a palco para receber o Óscar de Melhor Actor, pela sua prestação no filme “King Richard”, onde pediu desculpas pela situação mas sem mencionar o nome do humorista.
Este ano “The Power of the Dog” (ler crítica), ou em português “O Poder do Cão”, de Jane Campion, era o filme sensação, uma vez que tinha 12 nomeações (mas só venceu uma estatueta). Depois, seguia-se “Dune” (ler crítica) de Denis Villeneuve com 10 nomeações (mas só venceu seis estatuetas), “West Side Story” de Steven Spielberg, e “Belfast” de Kenneth Branagh, ambos com 7 nomeações. A cineasta Jane Campion tornou-se ainda na primeira mulher nomeada duas vezes na categoria de Melhor Realização (com “The Piano” e “The Power of the Dog”). E era a segunda entre sete mulheres a ser nomeada para a categoria de Melhor Realização. A realizadora neozelandesa acabou por vencer o Óscar de Melhor Realização.
Fica a conhecer todos os vencedores:
- Melhor Filme: “CODA – No Ritmo do Coração”
- Melhor Realização: Jane Campion – “O Poder do Cão”
- Melhor Actriz: Jessica Chastain – “The Eyes of Tammy Faye”
- Melhor Actor: Will Smith – “King Richard”
- Melhor Actor Secundário: Troy Kotsur – “CODA – No Ritmo do Coração”
- Melhor Actriz Secundária: Ariana DeBose – “West Side Story”
- Melhor Argumento Original: “Belfast”
- Melhor Argumento Adaptado: “CODA – No Ritmo do Coração”
- Melhor Cinematografia: “Dune”
- Melhor Montagem: “Dune”
- Melhor Filme Internacional: “Drive my Car”
- Melhor Documentário em Longa-metragem: “Summer of Soul”
- Melhor Documentário em Curta-metragem: “The Queen of Basketball”
- Melhor Filme de Animação: “Encanto”
- Melhor Curta-metragem de Animação: “The Windshield Wiper”
- Melhor Curta-metragem: “The Long Goodbye”
- Melhor Banda Sonora Original: “Dune” – Hans Zimmer
- Melhor Canção Original: “No Time to Die” — (“No Time to Die”)
- Melhor Direção de Arte: “Dune”
- Melhor Guarda-Roupa: “Cruella”
- Melhores Efeitos Especiais: “Dune”
- Melhor Som: “Dune”
- Melhor Caracterização: “The Eyes of Tammy Faye”
Este artigo foi actualizado às nove horas do dia 28 de Março com novas informações.