Filme baseado na obra ‘Aparição’, de Vergílio Ferreira, estreia nos cinemas portugueses

por Comunidade Cultura e Arte,    13 Março, 2018
Filme baseado na obra ‘Aparição’, de Vergílio Ferreira, estreia nos cinemas portugueses
PUB

Vergílio António Ferreira nasceu em Gouveia a 28 de Janeiro de 1916. Decorria o ano de 1927, e tinha então o pequeno Vergílio 11 anos, quando os seus pais emigraram para o Canadá, ficando Vergílio em Gouveia com os seus irmãos. A separação da vivência conjunta com seus pais em tenra idade é retratada no seu livro “Nítido Nulo“, sendo que o autor se inspirava frequentemente na sua vida para criar as suas obras. Aos 12 anos entra no seminário do Fundão, onde permanece durante seis anos e esta vivência será o tema central de “Manhã Submersa“. Nas obras de Vergílio Ferreira a neve é também um elemento bastante presente, marcando a sua infância vivida na zona Serra da Estrela, esta pautada pelo branco a vestir toda a paisagem.

Já no ano de 1936, Vergílio abandona o seminário e conclui os estudos no Liceu da Guarda. Ingressa então na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra onde virá a licenciar-se em Filologia Clássica, no ano de 1940. Durante a época em que estudava na Universidade de Coimbra, Vergílio dedica-se à poesia, embora esta nunca seja publicada. As suas vivências em Coimbra serão mais tarde também retratadas em “Aparição“, sendo o personagem principal do livro natural da região de Coimbra.

Agora, em 2018, chega aos cinemas portugueses “Aparição“. O filme foi rodado em Évora e é realizado por Fernando Vendrell. Jaime Freitas, Victória Guerra ou Rita Martins fazem parte do elenco.

É uma adaptação do romance, mas não é uma adaptação canónica“, porque vai procurar “questionar alguns dos contextos do romance e também aspetos ligados à criatividade do Vergílio Ferreira“, afirmou o cineasta Fernando Vendrell à Agência Lusa, em 2016, e acrescentou ainda “Este trabalho vai também alertar para a preservação arquitetónica dos espaços de Évora, que estão ocultados“, realçou, dando como exemplo o Pátio do Salema, “um pátio seiscentista, que actualmente é um parque de estacionamento“.

Aparição” ganhou o Prémio de Melhor Filme Português no Fantasporto e estreia a 22 de Março nos cinemas portugueses.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados