Fundo Social Europeu. 1,8 milhões de euros para projectos de apoio a pessoas em situação de sem-abrigo
Os projetos entram em fase de execução nos municípios de Oeiras, Almada, Sintra, Amadora, Montijo, Cascais e Barreiro até ao fim do corrente mês de julho. Ao abrigo destes projetos, prevê-se a contratação de 29 novos técnicos para as equipas de rua, acompanhamento e monitorização nestes municípios.
As ações a financiar preveem ainda o desenvolvimento de respostas que implementem ações ocupacionais adequadas às características e vulnerabilidades das pessoas em situação de sem-abrigo, que promovam a sua empregabilidade e inserção profissional, e ainda que favoreçam o combate ao estigma sobre a condição de sem-abrigo.
Serão constituídos gestores de caso para assegurar o acompanhamento psicossocial, quer em contexto de rua, quer em contexto habitacional. Estes gestores de caso terão ainda como missão elaborar um diagnóstico multidisciplinar e planos de inserção que assegurem o acompanhamento psicossocial e o acesso a respostas integradas.
Recentemente, e no que concerne à habitação, foram aprovadas várias candidaturas que contemplam o apoio a 583 pessoas em situação de sem-abrigo para integração em respostas habitacionais (designadamente “Housing First” e habitação partilhada).
Este sábado (dia 25), a Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (ENIPSSA) assinala três anos e, simbolicamente, o ponto intermédio da sua execução, que se estende até 2023.