Gisela João promete “uma festa” para a sua celebração de 10 anos de carreira
Para dar arranque ao novo ano, Gisela João regressa ao seu álbum de estreia homónimo para celebrar 10 anos de carreira. Para isso, há dois eventos especiais marcados para este mês de Janeiro: dia 20, no 8 Marvila, em Lisboa, e dia 27, no Museu do Carro Eléctrico, no Porto. A festa será marcada por, obviamente, um concerto de revisitação do seu primeiro disco, assim como outras surpresas.
Em conversa com a fadista, Gisela conta-nos que queria um motivo para fazer uma festa com o seu público e com a sua equipa, um pouco pelas circunstâncias dos últimos anos — o desacelerar da pandemia e o regresso pouco cerimonioso a uma certa normalidade, quase sem nos darmos conta. Quando, no início de 2023, se apercebeu de que o seu primeiro disco fazia 10 anos, encontrou o motivo ideal para uma celebração.
Lançado em 2013, Gisela João foi o álbum que catapultou a artista para o reconhecimento nacional, trazendo uma nova forma de apresentar o fado e tornando-a num dos nomes mais icónicos da música portuguesa deste século. “O disco mudou a minha vida completamente”, diz Gisela. Isso explica o porquê de o querer revisitar ao final destes 10 anos em que tanto cresceu. “Como é que sinto aqueles poemas ao fim de 10 anos? Como é que interpreto aquelas histórias hoje em dia?” serão algumas das perguntas às quais tentará responder em palco, diante do público que a tem acompanhado.
Ao seu lado, estarão presentes os músicos que com Gisela João têm tocado ao longo destes 10 anos: na guitarra portuguesa, Ricardo Parreira; na viola clássica, Nelson Aleixo; e na viola baixo, Francisco Gaspar. A este rol de músicos juntar-se-ão ainda Luís Pereira e Justin Stanton, ambos nas teclas e sintetizadores. Este último, membro da famosa banda de jazz Snarky Puppy, será o convidado especial deste alinhamento, trazendo algo de novo à apresentação das já reconhecidas canções.
Para engrossar a festa, o influente DJ e produtor português Xinobi tomará o controlo da mesa de mistura logo a seguir, animando a festa até à meia-noite. O co-fundador da Discotexas, editora de destaque na cena musical internacional, é amigo de longa data de Gisela João, tendo ambos colaborado no single “Fado Para Este Noite” e no remix de “Tábuas de Palco 1”, canções que muito provavelmente marcarão presença no alinhamento da celebração.
Este cruzamento do mundo do fado com outros géneros tem tudo a ver com a carreira de Gisela. “A minha luta sempre foi a de provar que esta música podia chegar aos mais novos”, algo que certamente conseguiu atingir. “O fado fala com toda a gente, com todas as idades”, afirma com certeza. Não tem receio de admitir a sua influência na nova vaga de fado da última década, não de uma forma fanfarrona, mas sempre com a felicidade de ter contribuído para que um género português tão clássico e, até há algum tempo, estanque tenha crescido e continue a crescer além-fronteiras.
Para além da música, o público será imerso no “mundo da Gisela” através de uma exposição composta por fotografias, figurinos e cenários, completando a celebração temática. A exposição será inaugurada às 20h e o espectáculo musical terá início pelas 21h.
Antes de podermos ouvir a “muita música nova” que tem por lançar, temos aqui uma oportunidade de celebrar directamente com a sua criadora, uma intérprete carismática que não se coíbe de exercer a sua liberdade para fazer o que quer. Entre isso, inclui-se continuar a fazer e a interpretar música para sempre.
Os bilhetes encontram-se à venda em ticketline.pt e nos locais habituais, se bem que o evento do Porto já se encontra esgotado. Ainda estão disponíveis entradas para a celebração em Lisboa.