Gonçalo Almeida realiza filme nas Canárias sob a mentoria do consagrado cineasta alemão Werner Herzog
Em 2017, o realizador Flávio Ferreira também foi um dos 55 cineastas internacionais que conquistaram a posição de alunos de Werner Herzog em Cuba (lê a entrevista).
Sete anos depois, o realizador português Gonçalo Almeida prepara-se para rodar a sua próxima curta-metragem nas Ilhas Canárias, num projeto único sob a mentoria do cineasta alemão Werner Herzog. O cineasta é o único português a integrar a produção da La Selva, produtora espanhola sediada em Barcelona, que selecionou 25 realizadores e 25 diretores de fotografia entre mais de 400 candidatos de todo o mundo. Os cineastas formarão duplas criativas, sendo guiados ao longo de 11 dias – de 21 de setembro a 1 de outubro – por Werner Herzog e o seu diretor de fotografia, Peter Zeitlinger.
A Ilha de La Palma, no arquipélago das Canárias, será o local da produção. Exatamente três anos após a erupção do vulcão Cumbre Vieja, que marcou profundamente a população local, os cineastas homenagearão o povo da ilha através das suas histórias. Este projeto tem como objetivo celebrar a resiliência da comunidade de La Palma, que suportou 85 dias de erupção, refletindo nas curtas-metragens o espírito de superação e resistência
Gonçalo Almeida fará dupla com Mika Altskan, diretor de fotografia americano conhecido pelo seu trabalho de cinematografia em videoclipes como “Chemical”, de Post Malone, ou “Boys of Faith”, de Zach Bryan, tendo sido também responsável pela cinematografia da campanha publicitária com Billie Eilish para a Nike.