Google digitaliza cultura portuguesa para pessoas pensarem a arte e o património
Todos os apaixonados pela cultura e pela arte gostavam de numa tarde poder visitar vários museus, ou passear por palácios e monumentos nacionais. Infelizmente, para muitos não é possível mas o Ministério da Cultura Portuguesa e a Google quiseram mudar isso. Poetas, artistas, mosteiros, ruínas romanas, pinturas, cerâmica, teatro e música são também alguns dos temas contemplados nesta aplicação/plataforma.
O “Portugal: Arte e Património”, em parceria com o Google Arts & Culture, e o Ministério da Cultura colocou online, a 15 de Janeiro, três mil obras de artistas portugueses ou que fazem parte do espólio de museus portugueses.
No total há colecções de 22 instituições portuguesas, desde museus, palácios e monumentos nacionais tutelados pela Direcção-Geral do Património Cultural.
Segundo o gabinete do ministério da Cultura: “Estes recursos, que corporizam novas formas de fruição artística e de acesso ao conhecimento, posicionam Portugal na vanguarda da conquista de audiências globais em ambiente digital.”
Nos últimos anos, a gigante da Califórnia tem vindo a estabelecer parcerias com alguns dos museus mais conhecidos do mundo (e outros que nem tanto) para levar a arte e a cultura para as massas. Já foram mais de 1 100 as instituições que de uma forma ou de outra deram um aperto de mão com responsáveis da Google para poder tornar as suas obras no que a arte deve ser: património da humanidade. Para o conseguir, a Google disponibilizou nos últimos 5 anos a estes museus equipamento de alta tecnologia que pode, por exemplo, através de várias fotografias de alta qualidade, criar uma composição milimetricamente igual à obra original, ou mesmo ajudar na criação de visitas online em 360 graus aos museus em causa.
Já quanto à realidade portuguesa, e através do “Portugal: Arte e Património” vamos poder explorar 95 espaço, entre eles o Panteão Nacional, os azulejos históricos do Museu Nacional do Azulejo, conhecer os diferentes tipos de transporte do Museu Nacional dos Coches ou passear pelo Mosteiro dos Jerónimos.