Grande resposta da indústria audiovisual na primeira edição do Shooting Locations Marketplace

por Conteúdo Patrocinado,    29 Outubro, 2021
Grande resposta da indústria audiovisual na primeira edição do Shooting Locations Marketplace
Fotografia de Feria de Valladolid
PUB

Mais de 700 reuniões de trabalho foram previamente agendadas.

Uma excelente resposta da indústria audiovisual é a principal característica desta primeira edição do Shooting Locations Marketplace, um evento para o mercado de trabalho da indústria de locações de filmagens. A mostra foi realizada na Feria de Valladolid (Centro de Feiras de Valladolid) nos dias 21 e 22 de outubro.

Profissionais que fazem locações para filmagens de televisão vieram dos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Alemanha, Canadá, Roménia, Itália e Espanha juntaram-se ao Shooting Locations Marketplace em Valladolid (Espanha), um evento pioneiro voltado para locações e indústria audiovisual.

Fotografia de Feria de Valladolid

O marketplace reuniu nesta primeira edição mais de 30 destinos da Espanha, Portugal, Bélgica, Grã-Bretanha e Grécia. Empresas estratégicas do setor e cerca de 40 profissionais que fazem repérage dos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Alemanha, Canadá, Itália, Roménia e Espanha estiveram no evento. Profissionais britânicos e americanos representaram 58% dos participantes.

“No momento alto do evento mais de 700 entrevistas de trabalho foram agendadas previamente, múltiplas opções de networking aconteceram e estiveram disponíveis durante dois dias, cumprindo assim o objetivo que apontamos para nós mesmos: fazer Locações de Filmagem Marketplace um grande centro de negócios para o setor ”, destacou o diretor-gestor da Feria de Valladolid, Alberto Alonso.

A primeira edição do Shooting Locations Marketplace contou com a presença de profissionais que atuam nas mais importantes produções internacionais, projetos de estúdios como Marvel, HBO, Amazon, Apple, Universal, Paramount ou Warner.

Fotografia de Feria de Valladolid

“A lista de filmes e séries em que participaram, assim como os diretores com quem trabalharam, é uma chuva de estrelas. Alguns deles têm carreiras profissionais de mais de 40 anos e sabem perfeitamente o que um destino deve oferecer para ser interessante. Essa é uma informação valiosa para o futuro”, explicou o diretor-gestor da Feria de Valladolid, Alberto Alonso.

SUMMIT | Transferência de Conhecimento

O Shooting Locations Marketplace também foi um fórum de conhecimento no qual especialistas de diferentes perfis falaram sobre a situação geral da indústria, quais são as demandas das produções, o que os destinos de filmagem podem oferecer, regulamentos, colaborações, histórias de sucesso, etc.

As sessões começaram com uma palestra de Dow Griffith, que iniciou a sua carreira em 1975 com “Carrie”, de Bryan de Palma. Desde então, já viajou por 90 países e entre os seus trabalhos mais recentes, “Mulan”, para a Disney, viajou pela China e Nova Zelândia.

Fotografia de Feria de Valladolid

Adrien Wooton, CEO da British Film Commission, destacou o importante trabalho das Film Offices como organizações públicas com o objetivo de captar e receber empresas de filmagens dos nos seus territórios/países.

Durante a conferência, o director-geral da empresa de consultoria especializada Olsberg.SPI, Leon Forde, explicou ainda as melhores práticas no desenvolvimento da indústria audiovisual, recentemente publicado pela AECI, Asociación Internacional de Comisiones de Cine (International Association of Film Commissions). Uma das conclusões mais marcantes é o impacto económico positivo das filmagens nos territórios em que acontecem. Por exemplo, uma produção com um orçamento de 220 milhões de dólares origina um lucro de 10 milhões de dólares por semana durante 16 semanas nas zonas limítrofes onde acontecem as filmagens. Outra conclusão interessante é que 67% do dinheiro gasto numa produção audiovisual tem influência noutras indústrias (vestuário, iluminação, som, construção, transporte, saúde).

Natacha Mora, da Canary Islands Films, reconheceu que o apoio político e institucional é essencial para a realização do trabalho das Film Offices. Nas Ilhas Canárias, a indústria audiovisual é considerada um eixo estratégico de desenvolvimento desde 2009. Venia Vergou, diretora da Greek Film Commission, garantiu que na Grécia está a ser promovida a criação de Film Offices em cada região do país, tendo a Espanha como uma referência, onde a maioria das regiões e cidades o têm.

Fotografia de Feria de Valladolid

Conteúdo patrocinado pelo Consorcio de la Institución Ferial de Castilla y León.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados