Shooting Locations Marketplace reúne 50 profissionais que fazem reconhecimento de locais de filmagens em Valladolid, Espanha

por Conteúdo Patrocinado,    3 Setembro, 2021
Shooting Locations Marketplace reúne 50 profissionais que fazem reconhecimento de locais de filmagens em Valladolid, Espanha
Alberto Alonso, Director Geral da Feria de Valladolid / DR
PUB

Nos dias 21 e 22 de Outubro, a Feria de Valladolid irá realizar o evento Shooting Locations Marketplace, destinado a profissionais da indústria audiovisual e destinos que concorrem como localizações para produções de cinema, televisão, publicidade, música, videojogos, etc. Actualmente, cerca de 50 profissionais de repérage e mais de 30 representantes de destinos nacionais e internacionais já confirmaram a sua participação.

O Shooting Locations Marketplace é uma iniciativa desenvolvida pela Feria de Valladolid em colaboração com a Spain Film Commission e o apoio de instituições e entidades públicas como a Câmara Municipal de Valladolid, a Junta de Castilla y León, a Diputación de Valladolid, a Câmara de Comércio e o ICEX.

A filosofia do Shooting Locations Marketplace é oferecer aos agentes envolvidos no desenvolvimento de projectos audiovisuais “uma plataforma comercial e empresarial, um local de trabalho que contribua para a promoção de Espanha como destino de filmagens e para o fortalecimento desta indústria que vive um momento de crescimento e expansão”, explicou o director geral da Feria de Valladolid, Alberto Alonso.

Alberto Alonso, Director Geral da Feria de Valladolid / DR

Este mercado de contratação tem uma vocação internacional e esta primeira edição contará com a presença de representantes de pelo menos dez países. O Reino Unido, Portugal e Bruxelas estarão presentes através das respectivas Film Commissions e 65% dos localizadores registados provêm dos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Roménia, Alemanha, Canadá, Itália e Malta.

São profissionais com vasta experiência, que trabalham para grandes produções de estúdio e plataformas como Marvel, HBO, Palma Pictures, Netflix, Mediapro, Globomedia, Baelsberg, Franco Films, 22Locations, Mediapro e Globomedia, entre outros.

Becky Brake, Lori Balton, James Lin, Robert Boake, Leann Emmert, Valerio Marelo, Tate Aráez, Jaume Jordana, Eduardo Rodrigálvarez, Dow Griffith e John Rakich, presidente da Locations Manager Guild International, são alguns dos profissionais de repérage que irão realizar entrevistas de emprego com os representantes dos destinos participantes a 21 e 22 de Outubro em Valladolid.

O historial destes profissionais inclui grandes títulos de filmes e séries de televisão como Piratas das Caraíbas, Missão Impossível, Guerra dos Tronos, A Casa de Papel, O Legado de Bourne, Argo, Grand Budapest Hotel, Black Mirror, Mulher Maravilha 1984, New Amsterdam, etc.

Há 30 anos que faço isto e não consigo imaginar outra trabalho mais gratificante. É colaborativo e sempre diferente“, é a forma como Lori Balton descreve o seu trabalho como location scout para todos os tipos de rodagens. O seu trabalho recente inclui Top Gun: Maverick, projectos com Aaron Sorkin para a Amazon e Damien Chazelle para a Paramount e até uma série com a HBO.

A minha parte favorita é a procura, em todas as fases do processo”, revela. E essas procuras levaram-na a lugares como Brasil, Peru, Colombia, México, Marrocos, França, Itália, Vietname, Portugal, Islândia, Lapónia… No Shooting Locations Marketplace espero descobrir tanto novos locais como empresas de serviços para a produção, porque o plano de filmagem exige uma pesquisa prévia sobre questões logísticas; como licenças, alojamento, transporte, empresas auxiliares, etc.“, acrescenta.

DR

O interesse comum dos profissionais de repérage, ou location scout, que estarão no Shooting Locations Marketplace é conhecer novos locais e parceiros, a fim de os incluir no seu calendário de trabalho como possíveis destinos para projectos futuros. A maioria destes profissionais passa entre 100 e 200 dias por ano em prospecção de destinos em busca de todo o tipo de locais: natureza, edifícios históricos, edifícios industriais, cidades, etc.

Destinos 

A gama de destinos presentes na Feira inclui, para além dos já mencionados Portugal, Reino Unido e Bruxelas, as Ilhas Canárias, Maiorca, Navarra, La Rioja, Costa Blanca, Castela e Leão, Valência, Madrid, Córdoba, Bilbau, Saragoça, Andaluzia, Ávila, Burgos, Leão, Palência, Salamanca, Segóvia, Soria, Valladolid, Zamora, Riaza, Gran Canaria e Tenerife. Além disso, o Shooting Locations Marketplace também inclui a participação de empresas de serviços especializadas no processamento e aconselhamento sobre legislação.

A apresentação do Shooting Locations Marketplace, realizada na Abadía Retuerta Le Domaine, contou também com a presença do presidente da Comissão do Cinema de Espanha, Carlos Rosado; do presidente do Comité Executivo de Feria de Valladolid, Víctor Caramanzana; do vice-presidente do Conselho Provincial de Valladolid, Víctor Alonso Monge; do director geral de Políticas Culturais da Junta de Castilla y León, José Ramón González; e do presidente da Câmara Municipal de Valladolid, Óscar Puente.

Carlos Rosado salientou que a Spain Film Commission trabalhou desde o início do projecto com a Feria de Valladolid no desenvolvimento da primeira edição do Shooting Locations Marketplace “com o objectivo de construir um evento de relevância internacional no nosso país, exclusivamente dedicado às locações das produções audiovisuais. Este ponto de encontro para a indústria e profissionais do sector visa contribuir para a competitividade da indústria cinematográfica espanhola“, afirmou o responsável.

Óscar Puente salientou o carácter único do projecto, “o doce momento em que chega, com o Plano Espanha Audiovisual do Hub of Europe promovido pelo Governo espanhol, o aumento do número de filmagens e a procura de conteúdos. Esta feira reforça o compromisso de Valladolid em atrair a indústria audiovisual, tanto do ponto de vista territorial como estratégico“, acrescentou.

DR

José Ramón González salientou que a Shooting Locations Markeplace “é uma oportunidade única de transmitir aos profissionais do sector da localização cinematográfica o enorme potencial que o nosso território tem para acolher produções audiovisuais de diferentes tipos e naturezas. A diversidade da nossa região, em termos de paisagem e património, oferece a possibilidade de filmar quase qualquer cena“. 

Víctor Alonso Monge salientou, para além das ligações da província ao cinema com festivais e actividades como a Semana Internacional do Cinema de Medina del Campo e Rueda con Rueda, a capacidade de filmar para gerar dinamismo económico e mencionou como exemplo de locações de Valladolid as filmagens realizadas no Museu das Vilas Romanas para a série “El corazón de un imperio”.

Víctor Caramanzana referiu-se à oportunidade que o Shooting Locations Marketplace representa para empresas e destinos: “devido à sua elevada especialização e à projecção internacional deste projecto que nasce sem fronteiras“,a firmou.

Associações profissionais

O Shooting Locations Marketplace pretende ser um ponto de encontro para o sector audiovisual e, para isso, é essencial o envolvimento das associações profissionais mais relevantes. Assim sendo, assinou acordos de colaboração com as seguintes entidades:

– Icex
– Locations Managers Guide International, a principal associação internacional de batedores de destino.
– European Film Commissions Network, que reúne 95 membros de 31 países.
– Associação de Profissionais de Produção Audiovisual (APPA), que tem 170 membros do mundo do cinema, televisão e publicidade.
– PROFILM, uma organização que reúne empresas de produção que desenvolvem projectos audiovisuais com países terceiros em Espanha.
– Alianza de la Industria Audiovisual (ALIA), que agrupa as principais empresas técnicas e de serviços de todas as fases do processo de produção.
– Associação das Empresas de Produção de Filmes Publicitários (APCP).
– Audiovisual451
– Cineuropa
– Cine y Tele

Entrevistas de trabalho e conferências

O Shooting Locations Marketplace tem também por objectivo proporcionar entrevistas entre representantes de destinos e profissionais de repérage, para que ambos possam aproveitar ao máximo a sua participação. O programa de trabalho inclui também sessões técnicas nas quais peritos de diferentes áreas falarão, entre outras questões, sobre as exigências que as produtoras colocam aos destinos, as soluções oferecidas pelos territórios para atrair filmagens, perspectivas futuras, como o aumento do consumo audiovisual influencia o desenvolvimento de indústrias auxiliares, etc.

Leon Forde, da consultoria britânica SPI Olsberg será um dos oradores na conferência, bem como o presidente da Comissão Britânica do Cinema, Adrian Wootton; John Rakich, presidente da LMGI, Peter Andermatt, director do escritório Media España, Angelica Cantisani, directora da EUFCN, e Dow Griffth, um locutor que iniciou a sua carreira com o filme “Carrie”, de Brian de Palma.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados