Gus Van Sant estreia a sua primeira criação para palco, peça sobre Andy Warhol, no Teatro Nacional D. Maria II

por Comunidade Cultura e Arte,    15 Julho, 2021
Gus Van Sant estreia a sua primeira criação para palco, peça sobre Andy Warhol, no Teatro Nacional D. Maria II
Andy, de Gus Van Sant

Andy, um espetáculo original do cineasta norte americano, tem estreia marcada no Teatro Nacional D. Maria II a 23 de setembro, integrado na programação da BoCA, Bienal de Artes Contemporâneas 2021.

Gus Van Sant é um dos nomes que marcará o arranque da Temporada 2021-2022 do Teatro Nacional D. Maria II, com a estreia mundial de Andy. A primeira criação para o palco do realizador norte americano poderá ser vista na Sala Garrett do D. Maria II de 23 de setembro a 3 de outubro, integrada na programação da BoCA, Bienal de Artes Contemporâneas 2021, que foi hoje anunciada.

Andy é um espetáculo de teatro musical inspirado na figura de Andy Warhol e no seu esmagador talento para elevar a ícone as imagens, ao mesmo tempo que escalava, ele próprio, a um estatuto de celebridade mundial, enquanto persona e artista. No palco, Gus Van Sant reconstrói o passado de um Warhol em início de carreira, através de uma narrativa ficcional construída a partir de factos reais e de memórias, mas também com recurso à imaginação, tendo como pano de fundo o nascimento da Pop Art.

Com texto, encenação, música e letras de Gus Van Sant, Andy conta com uma equipa artística portuguesa, incluindo direção musical de Paulo Furtado (The Legendary Tigerman). Carolina Amaral, Diogo Fernandes, Francisco Monteiro, Helena Caldeira, João Gouveia, Lucas Dutra, Martim Martins, Miguel Amorim e Valdemar Brito são os atores sobem ao palco neste musical, para interpretar personagens como a atriz Edie Sedgwick, o escritor norte-americano Truman Capote ou crítico de arte Clement Greenberg, testando identidades, numa descontextualização da idade.

Neste que é o seu primeiro espetáculo de teatro, Gus Van Sant transporta para o palco a sensibilidade e a proximidade, reavivando a crença de estarmos juntos e de formarmos um coletivo com a força de transformar o mundo.

Andy é um projeto comissionado pela BoCA, Bienal de Artes Contemporâneas 2021. O espetáculo, produzido pela BoCA, conta com coprodução do Teatro Nacional D. Maria II, deSingel, Festival Romaeuropa, Onassis Foundation, Kampnagel, La Comédie de Reims e Teatro Calderón. A everis NTT DATA Portugal patrocina as apresentações do espetáculo Andy no Teatro Nacional D. Maria II, que marcam a sua estreia mundial, de 23 de setembro a 3 de outubro.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados