Gyða Valtýsdóttir dá concerto no Theatro Circo em Braga
Gyða Valtýsdóttir é uma música, compositora e multi-instrumentista islandesa que com a sua irmã gémea Kristín Anna, fundou em finais dos anos 90 a banda Múm (com várias passagens por Portugal).
No entanto, a sua necessidade de procura por novas sonoridades e aperfeiçoamento dos instrumentos que tocava, fez Gyða Valtýsdóttir deixar os Múm em 2002 e regressar de novo aos estudos (São Petersburgo, Basileia, entre outras cidades). Depois de um sem número de pós graduações, a compositora decide abraçar de novo a criação musical.
Para além de bandas sonoras para filmes, instalaçóes ou dança, Gyða Valtýsdóttir edita o disco Epicycle (2017) com o qual venceu o prémio de Álbum do Ano nos Iceland Music Awards e Kraumur Music Award. Salientamos que este primeiro disco não contém música original mas sim, novos arranjos para temas de compositores como Schubert, Schumann ou George Crumb.
No ano seguinte, surge o disco Evolution, este sim já com temas originais. Em 2020, é editado o segundo tomo de Epicycle II e já em 2021, Ox. Gyða Valtýsdóttir vem ao Theatro Circo em Braga para um concerto a solo.