HBO estreia “Four Hours at the Capitol”, um documentário acerca da insurreição do Capitólio nos EUA
Um documentário com produção executiva de Dan Reed.
“Four Hours at the Capitol”, que já está disponível na HBO Portugal, é uma crónica angustiante e envolvente acerca da insurreição no Capitólio dos Estados Unidos da América, através dos olhos daqueles que lá estavam, quando milhares de cidadãos americanos de todo o país se reuniram em Washington DC, para protestar contra os resultados da eleição presidencial de 2020, muitos com a intenção de interromper a certificação da presidência de Joe Biden. O documentário tem produção executiva de Dan Reed (“Leaving Neverland” da HBO, “3 Days of Terror: the Charlie Hebdo Attacks,” “Terror At The Mall”) e realização de Jamie Roberts.
Extremamente focado e abrangente, o documentário apresenta imagens nunca antes vistas e relatos vívidos, em primeira mão, de legisladores, funcionários, polícias, manifestantes e revolucionários que invadiram o edifício do Capitólio enquanto os votos eleitorais estavam a ser contados. O filme detalha meticulosamente como a violência aumentou rapidamente, deixando as forças de segurança do Capitólio em desvantagem numérica e oprimidas e destaca o impasse de alto risco entre a polícia e os manifestantes. “Four Hours at the Capitol” desdobra-se com precisão e apresenta um olhar sem filtros sobre a insurreição, permanecendo como uma lembrança e um lembrete das ramificações mais amplas dos eventos daquele dia sem precedentes, que terminou com a morte de cinco pessoas e mais de 140 polícias feridos.
O documentário mostra as experiências pessoais de quem estava no terreno, construindo os acontecimentos do dia através de entrevistas exclusivas e filmagens de várias fontes, incluindo telemóveis, câmaras de vigilância e filmagens de câmaras corporais. Os entrevistados incluem o Rep. Jim McGovern, o Rep. Eric Swalwell, o Rep. Ruben Gallego, o Rep. Buddy Carter e o Rep. Rosa DeLauro; os senadores Chuck Schumer e Dick Durbin; polícias metropolitanos da cidade de Washington D.C., Mike Fanone, Jimmy Albright e Daniel Hodges; os Comandantes Ramey Kyle e Robert Glover; e os polícias do Capitólio, Winston Pingeon, Byron Evans e Keith Robishaw; manifestantes / revolucionários, incluindo Couy Griffin, Dominic Box, Nick Alvear, Eddie Block e Bobbie Pickles; jornalistas e funcionários do Capitólio.
“Four Hours at the Capitol” explora os eventos históricos de 6 de janeiro de 2021, concentrando-se fortemente nos factos do dia em si e no impacto sobre aqueles que lá estavam e ilumina questões salientes sobre a divisão política rígida nos Estados Unidos, a culpabilidade dos envolvidos e a fragilidade de um processo eleitoral que é fundamental para o funcionamento de uma democracia.
A HBO Documentary Films apresenta “Four Hours at the Capitol” em parceria com a BBC, produzido e realizado por Jamie Roberts; editado por Will Grayburn; com produção executiva de Dan Reed. Para a HBO: produtores executivos, Nancy Abraham e Lisa Heller; produtora coordenadora, Anna Klein.