High Violet dos The National faz 10 anos e há festa
A 10 de Maio de 2010, os The National lançavam High Violet, para muitos a obra maior da banda de Cincinnati. Com o habitual gloom, melodias fortes e as letras ora sorumbáticas ora triunfantes (“But it’ll take a better war to kill a college man like me”) de Matt Berninger, High Violet marcou igualmente o início de um corrupio de colaborações que duram até hoje, com Sufjan Stevens (que até andou em digressão com a banda por Espanha), Justin Vernon e Richard Reed Parry a constarem nos créditos.
Hoje, os The National divulgam, a partir das 22h00, o concerto que antecedeu o lançamento do álbum, em 2010, com a realização de D.A. Pennebaker e Chris Hegedus. Além desta iniciativa, a banda irá também lançar uma edição limitada do High Violet em vinil.
De destacar que os The National decidiram atribuir os lucros das vendas de merchandising à equipa que os acompanha em digressão. Os road managers, técnicos de som ou de luzes são também os responsáveis por termos experiências tão gratificantes em quase todos os concertos dos National que já vimos (e, em Portugal, consta que foram 17).