“His Dark Materials” é a nova grande aposta da HBO e vai juntar física, filosofia, teologia e magia

por Comunidade Cultura e Arte,    25 Julho, 2019
“His Dark Materials” é a nova grande aposta da HBO e vai juntar física, filosofia, teologia e magia
James McAvoy
PUB

Depois de “Chernobyl” e Years and Years”, “His Dark Materials” é a nova grande aposta da HBO. A série é também produzida pela BBC One.
A trilogia literária de Philip Pullman, usada para “His Dark Materials”, é composta pelos livros “Northern Lights” (1995), “The Subtle Knife” (1997) e “The Amber Spyglass” (2000).

Philip Pullman / Fotografia de Daniel Leal-Olivas – AFP

A série conta a história de Lyra (interpretada pela actriz Dafne Keen) e Will Parry (interpretado pelo actor Amir Wilson) que estão mergulhados em várias aventuras em universos paralelos, entre as suas infâncias e suas vidas adultas. Através da ficção, a saga aborda discussões sobre filosofia, teologia e física. Na história, Lyra vive num universo paralelo em que a ciência, a teologia e a magia se misturam. A procura da jovem por um amigo desaparecido acaba por mostrar um plano maquiavélico sobre crianças roubadas e um misterioso fenómeno chamado Dust.

O primeiro livro já foi adaptado para o cinema na longa-metragem “The Golden Compass”, em 2007, e contou com Nicole Kidman, Dakota Blue Richards, Daniel Craig, Eva Green, Sam Elliott, Ian McKellen e Ian McShane no elenco. Na altura, o filme foi alvo de grandes críticas negativas e não fez o sucesso esperado.

“His Dark Materials”

Durante uma entrevista à Variety, o produtor executivo e argumentista Jack Thorne rebateu as críticas de que a série é um ataque às organizações religiosas, que foi uma das discussões quando a adaptação de 2007 foi lançada: “Estamos a adaptar os livros pela longa narrativa da televisão, e uma das coisas que pode acontecer quando se adapta um livro para filme é que precisas de cortar o meio da história. A controvérsia religiosa que aconteceu com o filme não é relevante para os livros. Philip Pullman fala sobre depressão, o controlo da informação e a falsificação de informações… Não há contraste directo com nenhuma organização religiosa contemporânea”, afirmou Thorne.

James McAvoy (“X-Men”), Ruth Wilson (“Luther” ou “The Affair”), Lin-Manuel Miranda (“Star Wars: Episode VII – The Force Awakens”, “Mary Poppins” ou “Moana”) e Dafne Keen (“Logan” ou “The Walking Dead”) fazem parte do elenco.

A primeira temporada terá 8 episódios e mesmo antes de estrear já se sabe que terá uma segunda temporada. A data de estreia da série “His Dark Materials” está prevista para o Outono.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados