Hoje à noite n’O Sótão. O jardim musical de Pachakuti & young.vishnu

por Francisco Espregueira,    6 Maio, 2022
Hoje à noite n’O Sótão. O jardim musical de Pachakuti & young.vishnu
Capa do disco
PUB

Dois anos depois do essencial Semilla, Pachakuti & young.vishnu apresentam o segundo trabalho, uma vez mais editado pela Melting Pot Music. Em Dédalo, não só é possível escutar a dupla alemã de jazz/beat a levar o projeto em conjunto para novos patamares, mas também a introduzir-nos a texturas orgânicas e fascinantes de vários sabores musicais — desde o hip hop instrumental ao jazz orquestral, com muito groove pelo meio. O novo disco destes dois freethinkers representa uma mistura emocionante e eclética de diferentes tradições da world music, com especiais menções a filosofias orientais e a uma natureza viva e harmoniosa.

Enquanto que o álbum de estreia gira em torno da imagem de uma semente que é plantada, o segundo trabalho de Pachakuti & young.vishnu abrange, metaforicamente, todo um jardim. Além de exporem virtuosidade sonora, o duo convidou um grupo promissor de músicos amigos para o estúdio, trazendo valor adicional às ondas puramente orgânicas que desenvolveram e aprimoraram nos últimos dois anos. Composto por 16 faixas, Dédalo leva-nos numa viagem sonhadora, mas emocionalmente honesta, através do labirinto da existência humana, da sociedade moderna e da poesia mitológica. Embora principalmente instrumental, o álbum baseia-se em melodias expressivas, ritmos sobrepostos e uma ampla gama de instrumentos musicais, mesclando os sons do jazz com as tonalidades clássicas de orquestras e coros que se fazem ouvir de forma suave. Disponível em vinil, Dédalo é uma obra de valorização cultural e de consciência global das diferentes formas de fazer arte.

E ainda…

Mali-I, também conhecido como Z Lovecraft, lançou o seu álbum de estreia na passada sexta-feira, via None More Records. In Session baseia-se num profundo amor pelo dub britânico e pela brisa musical de Londres, resultado de muitos anos de exposição ao diverso cenário musical da cidade — incluindo influências do house e techno. É também o resultado de três anos de trabalho, recuperando rascunhos antigos e criando novas composições que afinam o baixo tanto para sistemas hi-fi quanto para colunas de capacidades duvidosas. Em vinil e digital.

O Sotão é uma webmagazine focada no mais alto quilate da música lançada por artistas e editoras independentes. Junto com a Comunidade Cultura e Arte contribui semanalmente com a rubrica Hoje à noite n’O Sótão, onde apresenta um novo projecto de música independente; e mensalmente com Álbuns com Pó.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados