Hoje à noite n’O Sótão. O jazz que (não) morreu com Doug Carn
O quinto capítulo da série Jazz Is Dead dá as boas-vindas ao lendário pianista de jazz Doug Carn, colocando a sua intemporal arte no contexto de uma cultura musical que muito se inspirou nos seus clássicos dos anos 70. Curada por Ali Shaheed Muhammad (mítico produtor e membro dos A Tribe Called Quest) e Adrian Younge (compositor que já trabalhou com nomes como Timbaland, Jay Z ou Kendrick Lamar), esta série tem apresentado alguns dos maiores heróis da cena jazz daquela época, providenciando ideias e abordagens que naturalmente encaixam também nos amantes de música hip-hop-funk-soul. Jazz Is Dead 005 com Doug Carn é um brilhante seguimento de outros discos feitos em colaboração com Azymuth, Marcos Valle e Roy Ayers. Tem sido, de facto, um grande prazer acompanhar este projecto. Mais virá em 2021.
Doug Carn é a mente brilhante que criou álbuns lendários como Infant Eyes (de ’71) e Adam’s Apple (de ’74), sendo que este novo disco não deixará os fãs de Carn menos do que maravilhados. Com a marca Younge/Muhammad, Jazz Is Dead 005 é mais um ponto alto na discografia de Carn. Um ponto alto que só poderia ter sido atingido agora, a virarmos para 2021, com a ajuda destes intervenientes. Um herói para Ali Shaheed Muhammad e Adrian Younge, Carn foi mais do que uma inspiração nas suas respectivas carreiras. A sua integridade composicional e improvisacional, aqui apresentada, permanece indisputável. Jazz Is Dead 005 pode ser escutado nas plataformas habituais e está disponível em Vinil, CD e Digital através do Bandcamp.
E ainda…
Lançado na semana que passou, através da editora Italiana NICEPEOPLE, Gotta Paint é um EP elegante, profundo e emocionante por parte de Khadeeja Grace (uma voz que tem marcado presença em vários projectos de house e deep house). A faixa de abertura é um assunto fácil para os ouvidos, com os hipnotizantes vocais de Grace a guiar-nos. Seguem-se dois remixes direccionados para as pistas de dança.
O Sotão é uma webmagazine focada no mais alto quilate da música lançada por artistas e editoras independentes. Junto com a Comunidade Cultura e Arte contribui semanalmente com a rubrica “Hoje à noite n’O Sótão”, onde apresenta um novo projecto de música independente; e mensalmente com “Álbuns com Pó”.