Hoje à noite n’O Sótão. Ol’ Burger Beats nas profundezas do jazz espiritual
O aclamado produtor norueguês Ole-Birger Neergård (também conhecido por Ol’ Burger Beats) surge das profundezas do jazz para apresentar Loft, um álbum de hip hop instrumental inspirado no jazz espiritual de Nova Iorque. Nos anos ‘60 e ‘70, a cidade vivia tempos económicos difíceis e a pobreza e a criminalidade escalavam, o que, assim como em tantos outros lugares, acabou por ser a pedra de toque para a inventividade. O movimento Loft da cidade abrangeu este período e engloba algumas das maiores inovações no género — uma espécie de jazz caseiro em que os músicos muitas vezes gravavam as suas próprias sessões para cassetes. É neste contexto que Ol’ Burger Beats reimagina essas cassetes (reproduzindo o mesmo método de gravação), baixando a luminosidade do espaço, acendendo um cigarro pensativo e deixando tocar.
Loft é um álbum que faz mais sentido quando tocado da primeira à última música. É, para além de um conjunto de músicas, uma experiência de reflexão que nos exige tempo para nela nos imergirmos. Escrito e produzido durante o primeiro ano de pandemia, o álbum conecta-se umbilicalmente com o movimento que homenageia, não só pela escolha de instrumentos, mas também por ser resultado de tempos difíceis. Imbuído de um espírito DIY, é na alta intelectualidade que nos situamos para o elogiar. Ol’ Burger Beats convida algumas das maiores lendas do free jazz — como Idris Ackamoor, Ralph Thomas ou Wendell Harrison — e, ao longo de 12 faixas, abre a porta de espaços que visitamos com pouca frequência. Editado pela HHV e disponível em vinil, Loft é um disco conceptual que irá agradar aos amantes de hip hop instrumental e aos fanáticos pelo jazz.
E ainda…
Mais de 40 anos depois, o selo New Dawn, de Amsterdão, reedita uma peça de ouro da infinita história musical do Brasil. A energia e a simplicidade de Elizio De Buzios viverão para sempre neste lançamento inestimável que está disponível em vinil. Não percam este Tamanqueiro.
O Sotão é uma webmagazine focada no mais alto quilate da música lançada por artistas e editoras independentes. Junto com a Comunidade Cultura e Arte contribui semanalmente com a rubrica Hoje à noite n’O Sótão, onde apresenta um novo projecto de música independente; e mensalmente com Álbuns com Pó.