Hoje à noite n’O Sótão. Um batido mágico no café de R.A.P. Ferreira

por Francisco Espregueira,    6 Janeiro, 2021
Hoje à noite n’O Sótão. Um batido mágico no café de R.A.P. Ferreira
PUB

2021 começa com a viagem infinita para lá de nós de um dos grandes do hip hop. A herança de MF Doom é intangível e é impossível não o mencionar neste primeiro parágrafo do ano. R.A.P. Ferreira (previamente conhecido por Milo ou scallops hotel) é um dos fiéis guardiões da complexidade rímica, rítmica e emocional que MF Doom trouxe ‘para cima da mesa’. O seu último álbum, dono de um nome comprido — bob’s son: R​.​A​.​P. Ferreira in the garden level cafe of the scallops hotel —, é um tributo ao artista de performance e poeta da geração beat Bob Kaufman, mais parecendo um escape de pensamento do que propriamente um álbum de hip hop.

Pessoal e meditativo, como R.A.P. Ferreira, Milo ou scallops hotel sempre nos habituou, bob’s son é um convite para um longo e mágico batido de ideias, bem compreendidas quando escutadas em sequência. Depois do inovador purple moonlight pages e dos celebrados álbuns e mixtapes lançados sob o nome Milo, chega-nos novamente com uma voz suave e relaxante, mas divertida. Um flow insano que tem tanto de hip hop como de jazz. Samples bem escolhidos e um trabalho de produção notável e futurista. Com R.A.P. Ferreira, tudo é uma história. Disponível para compra no Bandcamp e para escuta nas vossas plataformas preferidas.

E ainda…

A explodir em Budapeste, o fantástico trio de jazz-hip-hop Jazzbois junta-se com a dupla australiana INQ. para um saboroso EP composto por quatro faixas originais e três instrumentais. Mind Connect é a forma de a Blunt Shelter Records terminar 2020. E que maneira de terminá-lo.

O Sotão é uma webmagazine focada no mais alto quilate da música lançada por artistas e editoras independentes. Junto com a Comunidade Cultura e Arte contribui semanalmente com a rubrica “Hoje à noite n’O Sótão”, onde apresenta um novo projecto de música independente; e mensalmente com “Álbuns com Pó”.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados