Irvine Welsh, autor de “Trainspotting”, estará no FEST, em Espinho

por Comunidade Cultura e Arte,    23 Setembro, 2021
Irvine Welsh, autor de “Trainspotting”, estará no FEST, em Espinho
Irvine Welsh / DR
PUB

Está fechado o programa para a 17ª edição do FEST – Novos Realizadores | Novo Cinema.

Após quase dois anos de pandemia, e depois de uma edição significativamente mais limitada do que o habitual, em 2021 o FEST regressa com vontade de chegar mais próximo do seu formato normal, voltando a promover, no Multimeios de Espinho, um alargado e eclético programa de actividades profissionais. Passam, este ano, pelo Training Ground a cineasta Isabel Coixet, o escritor Irvine Welsh, o argumentista Tony Grisoni, a consultora de cinema Dörte Schneider, o diretor de fotografia Tetsuo Nagata, e o editor de som Eddy Joseph. O programa PRO completa-se ainda com dias temáticos que olham para o presente e futuro da indústria cinematográfica: um Dia de Produção Virtual, que contará com masterclasses dedicadas à Produção Virtual orientadas pela produtora da Epic Games, Nancy Xu e o produtor executivo da Glassbox Technologies, Johannes Wilkes; e um dia dedicado à Representação e a Relação Ator/Realizador, que conta já com as confirmações da diretora de casting Nancy Bishop e a acting manager Caprice Crawford, são alguns dos destaques deste ano. 

Tendo como tema central para esta edição a Esperança, o FEST incorpora ainda um olhar transversal pelas obras de cineastas emergentes da atualidade, nas competições do Lince de Ouro e Lince de Prata, uma alargada selecção de obras produzidas em Portugal, no Grande Prémio Nacional, e uma retrospectiva do trabalho da realizadora catalã Isabel Coixet que passará por Espinho e por Lisboa (Culturgest). A Catalunha será, de resto, o destaque na secção Flavours of the World, que integrará dois programas de curtas dedicados a refletirem sobre o potencial criativo da região. 

Integrando um total de mais de 240 filmes de produção recente, o FEST vai ainda receber a antestreia dos dois primeiros episódios de Capitães do Açúcar, realizada pelo espinhense Ricardo Leite. A ter estreia em breve na RTP, a série retrata um grupo de jovens estudantes das Belas Artes do Porto, que se envolvem num esquema de produção e distribuição de uma substância psicotrópica chamada Açúcar. Destaque final para o filme de encerramento desta edição, The Sacred Spirit, realizado por Chema Garcia Ibarra, filme estreado na edição deste ano do Festival de Locarno. 

A 17ª edição do FEST decorre entre 4 e 11 de outubro nas cidades de Espinho, Porto e Lisboa. O festival vai incluir ainda um especial de 14 filmes disponível na plataforma de streaming Filmin. O programa completo de cinema e atividades profissionais pode ser consultado no site do evento

PUB

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados