Isabel Allende, Gonçalo M. Tavares, José Luís Peixoto e Matilde Campilho no Literatura em Viagem
14.ª edição será realizada em livestream e conta com uma dezena de autores internacionais.
O LeV — Literatura em Viagem está de regresso, desta feita em versão online, mas mantendo intacta a sua natureza. Entre os dias 13 e 17 de maio, por força da necessidade de isolamento social, o festival vai adotar o modelo já experimentado no Plano Municipal de Leitura de Matosinhos (PML Matosinhos) com sessões online nas páginas de Facebook da Câmara Municipal de Matosinhos e da Biblioteca Municipal Florbela Espanca.
Na sua 14.ª edição, o LeV — Literatura em Viagem vai fazer uma “Volta ao mundo em 80 viagens”, reunindo um conjunto de autores de três continentes. Neste tempo de confinamento, desafiamos os autores a falar dos livros que os fazem ou fizeram viajar, bem como as viagens que mais os marcaram nas suas carreiras.
À escritora chilena Isabel Allende juntam-se ainda nomes como Alexandre Quintanilha, Ana Luísa Amaral, David Machado, Gonçalo M. Tavares, Joana Amaral Dias, José Luís Peixoto, Matilde Campilho, Pedro Abrunhosa, Rodrigo Guedes de Carvalho (Portugal); Héctor Abad Faciolince (Colômbia) e José Eduardo Agualusa e Ondjaki (Angola). Nos próximos dias serão anunciados mais autores estrangeiros, fazendo desta edição do LeV uma das mais internacionais de sempre.
Entre os dias 13 de maio, quarta-feira, e 15 de maio, sexta-feira, a programação contará com quatro sessões diárias (às 17, 18, 19 e 22 horas). Nos dias 16 e 17 de maio, sábado e domingo respectivamente, terão lugar cinco sessões (17, 18, 19, 21 e 22 horas).
Tal como acontece com o PML Matosinhos há ainda a registar o facto desta iniciativa contar com o apoio de diversas páginas de divulgação do livro e da leitura, bem como de livrarias, que transmitirão as sessões, e que serão comunicadas em breve.
Para assistir às sessões do LeV basta aceder à página de Facebook da autarquia ou à página da Biblioteca Municipal Florbela Espanca.